Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
31/05/2021 às 14h13min - Atualizada em 31/05/2021 às 14h13min

Palma Sola realizou testagem em massa

A Secretaria de Saúde realizou testes em massa, 10% das pessoas testadas desenvolveram anticorpos contra o Covid-19

Da redação
Sofia Bertolin
No dia 26 a Secretaria de Saúde de Palma Sola realizou a primeira campanha de testagem em massa da população. O objetivo era observar o igG e o igM, marcadores de anticorpos. A Secretária de Saúde Débora Prevedello afirma que após um ano e meio de pandemia a visão sobre o Covid-19 mudou e é seguro realizar esse tipo de testagem. A Secretaria investiu R$ 56 mil na compra de testes.
A testagem ocorreu no Centro dos Idosos, das 15h às 19h, foram disponibilizados 700 testes rápidos. “O teste é muito simples, é tirada uma gota de sangue, que é colocada no marcador, após 10 minutos o resultado sai” explica Débora. Quando o marcador indicar igG positivo, significa que a pessoa tem anticorpos contra o coronavírus, ou seja, ela pode ter passado pela doença sem desenvolver sintomas. Nesse caso, é possível que essa pessoa assintomática tenha espalhando a doença sem saber.
Puderam fazer o teste maiores de 18 anos, que não foram vacinados e não apresentam sintomas gripais. Essas duas condições atrapalham a precisão do teste.
Em torno de 20 profissionais da saúde se envolveram na testagem em massa. Débora conta que as atividades no posto de saúde não pararam. “Conciliamos as duas atividades. Estamos tentando seguir todas as medidas de segurança e distanciamento, procuramos orientar as pessoas pois esse não é um evento para adoecer a população, é quase um estudo, assim temos um controle de quantas pessoas adoeceram e não manifestaram sintomas no nosso município” explica a secretária Débora.
 
Resultados
No total foram testadas 338 pessoas. 305 marcaram IgG (-) negativo, 30 marcaram IgG (+) positivo e 3 marcaram IgM indeterminado. Foram 332 IgM (-), 1 IgM (+) e 5 IgM indeterminados.
É possível observar que 30 testes marcaram IgG (+) ou seja, 10% dos testados desenvolveram anticorpos contra a doença. Esses 10% desenvolveram a doença de forma assintomática e possivelmente transmitiram o vírus sem saber. Os outros 90% não apresentam anticorpos.
O resultado indeterminado significa que o teste foi impreciso. Todos que atestaram um resultado indeterminado foram orientados a repetir o teste no posto de saúde.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90