Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
30/06/2021 às 08h57min - Atualizada em 30/06/2021 às 08h57min

Cedro implantou sistema de estacionamento rotativo

É uma iniciativa do COMTRAN para remediar o problema da falta de vagas de estacionamento no município

Divulgação: O meio fio foi pintado de azul para sinalizar o estacionamento. Ainda em azul, foram pintadas as setas, símbolo do estacionamento compartilhado.
Ao assumir a presidência do COMTRAN (Conselho Municipal de Transito), a administração de São José do Cedro se deparou com diversas demandas no trânsito do município. A mais recorrente é em relação a falta de estacionamento nas ruas onde o fluxo de veículos é maior, por conta do comércio. Ao buscar uma solução, o COMTRAN teve a ideia de criar um estacionamento compartilhado onde as pessoas deixam seus veículos por pouco tempo. 
Nesse primeiro momento, 14 pontos serão contemplados com o estacionamento compartilhado. Na frente de todas as farmácias do centro da cidade, no Banco do Brasil, no Bradesco, na Caixa Econômica Federal e na Cresol e as ruas em frente e atrás da prefeitura. O estacionamento será sinalizado em azul, terá uma placa com duas setas, o símbolo do projeto.
Todos podem utilizar o estacionamento, porém devem permanecer nele menos de 30 minutos. Vale ressaltar que as vagas de para idosos e pessoas com necessidades especiais não serão retiradas, somente será criada uma nova opção de estacionamento.
                                                                                                               
E se passar de 30 minutos?
O Secretário de Administração, Edimilson Dalmagro, explica que não haverá multa para aqueles que permanecerem mais de meia hora o estacionamento. “Ao invés de explorarmos a parte financeira queremos conscientizar a população. Esses estacionamentos são jogo rápido, todos poderão utilizá-los mas para fazer atividades rápidas, por exemplo, para receber a aposentadoria na Caixa, pegar um remédio na farmácia. Caso a pessoa vá realizar uma atividade demorada ela pode usar o estacionamento convencional. Se todos aceitarem o projeto, iremos expandir” diz Edimilson.
 
Porque os estacionamentos compartilhados são em frente a farmácia?
Segundo Edimilson, muitas farmácias querem colocar placas de estacionamento exclusivo. “Além dessas placas não serem regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) em muitas farmácias as placas eram fora do padrão. Para não remover as placas e deixar sem nada, resolvemos pôr as placas do estacionamento compartilhado” diz o secretário.
 
Pedágio informativo
Na manhã de sábado a prefeitura realizou um pedágio informativo, foram entregues panfletos falando sobre o projeto e adesivos. Nesse mesmo dia foram instaladas as 14 placas e realizada a pintura do estacionamento compartilhado.
“Não temos pretensão de resolver o problema de estacionamento, mas sim, criar novas vagas. Se em média cada veículo ficas estacionado por 30 minutos, em 8h diárias 16 veículos poderão ocupar uma vaga. Se multiplicarmos os 16 por 14 estacionamentos compartilhados, teremos 224 novas vagas” finaliza o secretário Edimilson.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90