Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
30/06/2021 às 16h34min - Atualizada em 30/06/2021 às 16h34min

Campo Erê recebe Selo de Atenção Primária de Qualidade

O Ministério da Saúde reconheceu as ações de 225 municípios brasileiros no combate da Covid-19, Campo Erê é um deles

Divulgação: Durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite, representantes de três cidades receberam o certificado de reconhecimento das mãos do ministro Marcelo Queiroga.
O Ministério da Saúde reconheceu as iniciativas adotadas por 225 municípios brasileiros no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que ocorreu na quinta-feira, dia 24, representantes de três cidades receberam o certificado de reconhecimento das mãos do ministro Marcelo Queiroga. Os demais documentos serão encaminhados pelos Correios às secretarias municipais de saúde.
A homenagem condecora os municípios que estão trabalhando pelo fortalecimento da Atenção Primária (APS). Além disso, o certificado é o reconhecimento do esforço dos profissionais de saúde em todo o país que, mesmo com a emergência sanitária de caráter mundial, prioriza o papel da APS como porta de entrada no sistema de saúde. Os municípios com maior pontuação pelo bom desempenho no território por meio do Selo de Certificação de Atenção Primária de Qualidade são: Pedra Branca/PB, Ingazeira/PE e Teotônio Vilela/AL.
Campo Erê é um dos municípios catarinenses reconhecidos pelas iniciativas de fortalecimento da Atenção Primária na pandemia em 2020 e recebe o Selo de Atenção Primária de Qualidade. Apenas 5% de todos os municípios do Brasil atingiram os indicadores para receberem esse selo de qualidade. Campo Erê através da Secretaria de Saúde ficou entre os 225 municípios do país e em 2°lugar no estado de Santa Catarina.
Este selo foi lançado como forma de fortalecer, estimular e promover a Atenção Primária à Saúde e visa reconhecer e certificar os municípios que apresentaram nota acima de 7 nos indicadores de saúde no 3° quadrimestre de 2020 no Programa Federal Previne Brasil.
Dentre os critérios estão:
● Consultas de pré-natal;
● Atendimento odontológico na gestação;
● Realização de exames para sífilis e HIV em gestantes;
● Cobertura de exame citopatológico;
● Vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente;
● Acompanhamento de pessoas hipertensas; e
● Solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.
 
Essa alta qualidade nos indicadores reflete diretamente no aumento do Teto MAC (Média e Alta Complexidade) e Teto PAB (Piso de Atenção Básica) da saúde do município. Ou seja os valores de repasse para a saúde de Campo Erê também aumentaram.
Essas ações APS foram realizadas em paralelo ao combate à pandemia da Covid-19. Ou seja os profissionais de saúde, através da sua gestão, dividiram-se em várias frentes de trabalho para que a população não ficasse desassistida, primando sempre pelo melhor serviço prestado à população.
Parabéns Campo Erê!


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90