Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
01/07/2021 às 08h11min - Atualizada em 01/07/2021 às 08h11min

Projeto Cuidar e Acolher

Uma iniciativa das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Turismo para promover a saúde e bem estar dos professores

Da redação
Divulgação: As Secretaria de Educação já deu início as oficinas do projeto Cuidar e Acolher. As educadoras acima participam da oficina Culinária Saudável.  
O projeto Cuidar e Acolher está sendo promovido pelas Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Turismo de Campo Erê. O projeto consiste em estratégias de promoção e prevenção da saúde dos profissionais que trabalham na área da educação.
Por conta da Covid-19 a rotina dos educadores mudou. Primeiro eles foram afastados da escola e dos alunos de forma brusca, tiveram que se adaptar a modalidade de ensino remoto. Agora com a volta do ensino presencial os professores adquiram dupla carga horária de trabalho. Na sala de aula e remotamente, pois alguns alunos não voltaram para a escola e estudam 100% on-line. Esses fatores acarretam em situações estressantes e conflitos que se agravam em momento de pandemia. Frustrações que abalam a autoconfiança e prejudicam o trabalho dentro da sala de aula se tornaram comuns. Diante disso o cuidado com a saúde mental, emocional e física é cada vez mais necessário.
Por conta disso o projeto Cuidar e Acolher buscará implantar oficinas terapêuticas semanais que promovam a saúde dos profissionais da educação. Entre as oficinas estão:
  • Culinária saudável;
  • Terapias holísticas;
  • Brincadeiras e movimentos;
  • Musicoterapia;
  • Dança;
  • Contação de histórias;
  • Emocionalmente;
  • Palestras motivacionais.
Estas atividades serão realizadas por profissionais especializados e acontecerão nas quartas-feiras com duração de 1h e 15 minutos. Será em forma de rodízio nas Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil.
Além de trabalhar a saúde física o projeto foca na saúde emocional e nas dificuldades encontradas pelos educadores em meio a pandemia. A Secretaria de Educação buscará parceria com a Secretaria de Saúde. Eles já oferecem serviços que compõem as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do Sistema Único de Saúde (SUS) que promovem o bem estar dos profissionais de saúde e podem contribuir com o projeto Cuidar e Acolher.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90