Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
02/08/2021 às 15h08min - Atualizada em 02/08/2021 às 15h08min

Agosto Dourado

Secretaria de Saúde de Palma Sola realizará evento on-line em comemoração ao Agosto Dourado

Da redação
Divulgação: “Amo amamentar, e amo saber da importância da amamentação, hoje em dia esse é um ato de resiliência” conta Jaque.
No mês agosto a Secretaria de Saúde de Palma Sola realizará um evento on-line em comemoração ao Agosto Dourado para as gestantes, mães e futuras mães. O objetivo é incentivar o aleitamento materno. A cor dourada, que representa este mês, está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
Há quatro anos a Secretaria de Saúde de Palma Sola realiza eventos em prol do aleitamento materno. O primeiro foi realizado em 2018, dentro do espaço do posto de saúde. “Reunimos 15 mulheres. E tivemos uma consultoria para as mães e os profissionais da saúde, pra gente se sentir seguro em orientar as mulheres. No segundo fizemos o evento no Centro dos Idosos, realizamos também uma consultoria, desta vez reunimos quase 40 mulheres. Foi um evento lindo que agregou muito” conta a secretária de saúde Débora Prevedello.
No ano passado, por conta da pandemia, nenhum evento foi realizado. Neste ano, para a data não passar em branco, será realizada um evento on-line e um mural de fotos. “A unidade de saúde será decorada e faremos um mural com as fotos das mães amamentando. Às fotos podem ser enviadas pelo número (49) 3652-3270. Junto com as fotos pedimos para as mulheres enviarem suas dúvidas sobre amamentação. Elas serão respondidas em vídeo pela pediatra Lilian Silva” explica Débora.
 
História
A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Inocente”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países.
São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos de idade. A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) está focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, promovidos pela amamentação.
O mês do Aleitamento Materno foi instituído no Brasil pela Lei nº 13.435/2.017. A lei determina que no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como:
  • Realização de palestras e eventos;
  • Divulgação nas diversas mídias;
  • Reuniões com a comunidade;
  • Ações de divulgação em espaços públicos;
  • Iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.
 
Importância
Por meio do leite materno, o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como diarreia e infecções respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da criança. Importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.
A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis, melhora a saúde, o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações. Proteção, promoção e apoio à amamentação são importantes para desenvolver ações coordenadas, otimizando a alimentação infantil, garantindo que as necessidades nutricionais de todos os bebês sejam atendidas.
Vale ressaltar que muitas mulheres não conseguem amamentar, isso ocorre por diversos fatores: alguma doença, pouca produção de leite, criticas familiares, dor na hora de amamentar, depressão pós-parto, medos, falta de informação e orientação, entre outros. Mas está tudo bem. Não amamentar não muda o vínculo com o bebê, o carinho e amor será o mesmo. 
Hoje existem várias formas de completar ou substituir o aleitamento materno sem prejudicar a saúde e o desenvolvimento da criança. Formulas infantis como o Nan, por exemplo, podem ser ofertados ao bebê.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90