Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
22/09/2021 às 10h51min - Atualizada em 22/09/2021 às 10h51min

Importância de realizar o exame preventivo

A médica ginecologista Daniele Sampaio fala sobre a importância de realizar o exame preventivo

Da redação
Divulgação
Em julho, a médica ginecologista e obstetra, Daniele Sampaio, iniciou os atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Palma Sola. O município deu um passo importante para melhorar a qualidade de vida e saúde das mulheres palmassolenses.
Daniele é natural de Pelotas, mas reside em Dionísio Cerqueira, onde tem clínica particular. Ela também realiza atendimentos em São Miguel do Oeste. Em Palma Sola, Daniele atende a cada 15 dias realizando vários exames, inclusive o preventivo.
O exame preventivo ou Papanicolau é um exame ginecológico em que o médico ou enfermeiro coleta uma amostra de células do colo uterino a fim de detectar possíveis alterações. O exame serve para diagnosticar ou prevenir o câncer de colo uterino, já que, lesões iniciais podem ter até 100% de chance de cura. A neoplasia no colo do útero (tumor) é a terceira mais comum em mulheres e por isso o exame é tão importante.
O preventivo ainda identifica infecções sexualmente transmissíveis. O Instituto Nacional do Câncer estima 570 mil casos de câncer de colo de útero ao ano no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, toda mulher que já iniciou a vida sexual deve realizá-lo, especialmente entre os 25 e 59 anos de idade. “Inicialmente o exame deve ser feito anualmente, após duas coletas consecutivas normais pode ser feito de 3 em 3 anos” explica Daniele Sampaio.
Ela ainda explica que para garantir o resultado correto a mulher não deve ter relação sexual 48h antes do exame, não deve estar menstruada e nem estar usando pomadas vaginais. No posto de saúde os encaminhamentos para a médica ginecologista são feitos pelos médicos do ESF, então é preciso uma consulta de rotina para se houver necessidade, pegar encaminhamento para a especialista.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90