01/12/2021 às 13h44min - Atualizada em 01/12/2021 às 13h44min

Ataque hacker afeta sites de 245 prefeituras de Santa Catarina

Entre as cidades afetadas estão São José do Cedro, Campo Erê e Saltinho

NSC
Reprodução
Os sites de pelo menos 245 das 295 prefeituras catarinenses estão fora do ar nesta quarta-feira (1º), por conta de um ataque hacker no sistema da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Entre as cidades afetadas estão São José do Cedro, Campo Erê, Saltinho, São Bernardino e Santa Terezinha do Progresso. Palma Sola e Anchieta a hospedam seus sites em servidores alternativos e estão no ar.
No início da manhã, quem acessava os portais dos municípios dos 245 municípios que ficam hospedados no servidor da Fecam via a seguinte mensagem:
“Olá programadores da Fecam, acho que vocês faltaram algumas aulas de PHP na faculdade. Como vocês já são crescidinhos não terão anotação na agenda para seus pais verem, mas levarei a maior parte das cidades de Santa Catarina pro Zone-H”.
A mensagem também fez críticas ao isolamento social e uso de máscaras e cita o presidente da República.
O comunicado dos hackers foi retirado dos portais ao longo da manhã, mas os sites continuavam fora do ar até às 11h40min.
O presidente da Fecam e prefeito de Araquari, Clenilton Pereira (PSDB), se manifestou sobre o ataque e disse que o setor de TI da federação está trabalhando para resolver o problema:
“Nesta manhã, dia 1º de dezembro, o portal da Fecam recebeu uma invasão de hackers. Infelizmente, os bandidos não atuam só presencialmente, mas também virtualmente. Fiquem tranquilos, a gente já está resolvendo isso”, disse o prefeito em um vídeo divulgado nas redes sociais.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90