Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
17/12/2021 às 10h27min - Atualizada em 17/12/2021 às 10h27min

Túnel do Tempo: Holocausto

O trabalho foi realizado pelos alunos do POPS, que retratam uma das histórias mais tristes que a humanidade vivenciou

Alunos da escola estatual Professor Osni Paulino da Silva, de Anchieta realizaram um túnel do tempo sobre a Segunda Guerra Mundial, com foco no holocausto, uma das histórias mais tristes que a humanidade vivenciou - a história foi narrada por Anne Frank.
A história do Holocausto, sucedido durante a segunda guerra Mundial - entre 1939 a 1945 - não pode ser esquecida. Aproximadamente 6 milhões de pessoas, entre judeus, ciganos, homossexuais, testemunhas de Jeová, opositores políticos, deficientes físicos e mentais foram vítimas do genocídio cometido pelo governo nazista. “O Holocausto, decorrente apenas de uma sede por tornar uma raça a única e pura, chamada de raça ariana”, diz a professora Patrícia Siqueira, que coordenou o projeto túnel do tempo.
A turma 3301, do turno matutino, estudou cada personagem que fez parte dessa história, para transmitir em uma jornada os fatos que aconteceram. O túnel, um corredor escuro, leva os visitantes a cenários que demonstram na prática os horrores do holocausto.
“Escolhi Anne Frank para relatar todo o percurso, baseado em seu diário, um dos livros mais vendidos no momento. É emocionante ver a dedicação de cada estudante em preparar som, luzes e cenários para passar o máximo de verdade em seus personagens. Falamos sobre Adolf Hitler, que fomentou o antissemitismo nazista; o médico que fazia experiências com crianças dentro dos chamados ‘campos de trabalho’ Josef Mengele, que inclusive fugiu as Alemanha no final da 2º Guerra e morreu no Brasil”, explica a professora.
Os alunos criaram diversos cenários, inclusive com fumaça cenográfica para representar as câmaras de gás, onde os judeus eram levados para morrer.
“Todo meu trabalho, iniciou em 2018, com o tema escravidão no Brasil; em 2019 a ditadura militar e este ano o Holocausto. É um sonho de que as pessoas vivam a história. O maior objetivo é sair dos livros didáticos e conscientizar a todos, pois com conhecimento não permitimos que histórias como essa se repitam. Quero agradecer imensamente a cada envolvido e principalmente aos meus alunos. Se não fosse a dedicação de cada um, não teríamos alcançado o sucesso de mais este projeto”, ressalta Patrícia.
 
Quem é Anne?
Anne Frank nasceu a 12 de junho de 1929 na cidade alemã de Frankfurt. A situação na Alemanha era delicada, com poucos empregos e muita pobreza. E é nesse cenário que Adolf Hitler e o partido nazista ganham apoio da população. Hitler odiava os judeus, e culpava-os pelos problemas do país. Por conta do ódio e a situação do país, os pais de Anne, Otto e Edith Frank, decidem mudar-se para Amsterdam na Holanda, onde Otto fundou uma empresa.
Em setembro de 1939, quando Anne tem 10 anos, a Alemanha nazista invade a Polónia. Começa a Segunda Guerra Mundial. Em maio de 1940, os nazistas também invadem a Holanda. Aos poucos, os ocupantes introduziram leis que fizeram a vida dos judeus mais difícil. O pai de Anne perde o seu negócio, uma vez que já não é permitido aos judeus ter empresas próprias.
Na primavera de 1942, o pai de Anne começou a instalar um esconderijo, um anexo secreto em sua antiga empresa. Ele tem ajuda dos antigos colegas. O espaço era apertado e todos tinham de permanecer em silêncio. Durante os dois anos em que permanece escondida, Anne escreve em seu diário sobre o que vive no Anexo Secreto, o que sente e pensa.
Em 4 de agosto de 1944 o anexo secreto é descoberto, a família é levada para o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau. Em novembro de 1944, Anne é deportada para o campo de concentração de Bergen-Belsen, junto com sua irmã Margot. As condições em Bergen-Belsen são miseráveis: quase não há comida, está frio, e Anne, como a sua irmã, fica com febre tifóide. Em fevereiro de 1945, ambas morrem com a doença.
De todos os que se escondiam no Anexo Secreto, apenas Otto sobrevive à guerra. Ele foi libertado de Auschwitz pelos russos e, durante sua longa viagem de volta para a Holanda, fica sabendo que sua esposa Edith e as filhas Anne e Margot não sobreviveram.
 


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90