A Jana Sorveteria e Cafeteria, de Palma Sola, acaba de receber um importante apoio para seguir crescendo. A empreendedora Janaina Tayná Duquesne Gritti foi contemplada com R$ 5 mil por meio do projeto Impulso Cooperativo, promovido pelo Sicredi. Além do incentivo financeiro, ela receberá uma mentoria especial com o objetivo de melhorar ainda mais a gestão e o desempenho do seu negócio.
Segundo o gerente de Relacionamentos do Sicredi, Maurício Jorge Machado, o objetivo do projeto é ir além de soluções financeiras. “Contribuímos com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e das regiões onde atuamos. O valor entregue é só um impulso, o mais importante é o acompanhamento que oferecemos para que o empreendedor possa crescer de forma sustentável”, afirmou.
Quem também acompanhou de perto o desenvolvimento da iniciativa foi Guilherme Mallmann Pacheco, auxiliar de desenvolvimento do cooperativismo no Sicredi. Ele explica que o nome do projeto traduz bem sua essência. “Às vezes, a pessoa só precisa de um empurrãozinho para deslanchar com o negócio. Por isso, oferecemos esse impulso com suporte financeiro e uma mentoria, para que ela use o benefício da melhor forma possível”, explicou.
A história de Janaina é um exemplo de dedicação e evolução. O negócio começou em 2024, de forma modesta, com a fabricação de picolés e sorvetes na garagem de casa. Em pouco tempo, ela ampliou o serviço com buffet de sorvetes, depois com café e salgados diferenciados, e neste ano migrou para um ponto comercial mais amplo e estratégico da cidade. “Sempre tive medo de aluguel, mas encarei esse passo. Agora, com esse recurso, já sei exatamente o que vou investir no espaço. Além do dinheiro, o que mais me toca é o reconhecimento pela trajetória”, destacou.
A mentoria será feita por integrantes dos Comitês Jovem e Mulher do Sicredi, que passam por formação contínua e acompanham de perto os empreendedores contemplados pelo programa.