Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
03/02/2022 às 08h27min - Atualizada em 03/02/2022 às 08h27min

EpagriTec

Uma nova forma de buscar soluções técnicas para o agro catarinense

Secom
Divulgação
Agricultores e técnicos catarinenses já podem contar com o EpagriTec, uma nova forma de buscar soluções técnicas para o agro catarinense. O dispositivo, que pode ser acessado pelo aplicativo Epagri Mob, é um acervo de informações técnicas sobre importantes cadeias produtivas do Estado.
“Seu objetivo é facilitar aos técnicos de campo e agricultores o acesso, a difusão e a busca do conhecimento agropecuário, deixando ao alcance de todos o que há de mais atual nos principais sistemas produtivos agropecuários catarinenses”, explica Rafael Morales, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Itajaí e um dos desenvolvedores da ferramenta.
Até o momento estão disponíveis informações de três cadeias produtivas (tomate, cebola e arroz irrigado), mas esse acervo será ampliado ao longo do tempo. O EpagriTec traz informações fundamentais para cada uma destas culturas, como calagem e adubação, cultivares disponíveis no mercado, fitossanidade, nutrição mineral, sistemas de produção, tratos culturais, manejo de plantas daninhas, zoneamento para Santa Catarina, entre outras.
 
Vantagens
O serviço, que é gratuito, tem inúmeras outras vantagens, entre elas, a exibição de fotos, vídeos e arquivos que facilitam a compreensão dos temas. Também será constantemente atualizado com conteúdo técnico-científico gerado pelos extensionistas e pesquisadores da Epagri.
Para Rafael, a diagnose visual é uma das opções de navegação mais interessantes do EpagriTec. Nesta área, o usuário poderá navegar por imagens, usando como base as características visuais do problema encontrado na lavoura. Caso o usuário tenha um problema que esteja levando ao amarelecimento das folhas, por exemplo, é possível que ele não saiba ao certo se é uma questão nutricional, um vírus, um fungo ou uma bactéria, o que dificulta muito achar o problema dentro de um conjunto amplo de informações. A diagnose visual se propõe a ajudar nesta identificação, pois todos os problemas que ocorrem nas folhas estarão agrupados no campo diagnose visual.
Para acessar o EpagriTec, o usuário precisa baixar em seu celular o aplicativo Epagri Mob, disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOs. Também será possível acessar via computador, pelo site da Epagri, na aba Minha Epagri. O sistema foi desenvolvido por pesquisadores da Estação Experimental da Epagri em Itajaí em parceria com profissionais do Departamento Estadual de Gestão da Tecnologia de Informação (DEGTI) da Epagri.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90