Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
18/04/2022 às 10h31min - Atualizada em 18/04/2022 às 10h31min

Tecnologia na propriedade

Sistema que proporciona conforto térmico para os animais em confinamento é controlado pelo celular

Da redação
Sentinela
No ano passado, a Casa do Agricultor de Palma Sola, junto do técnico Carlos Alberto de Oliveira, começou a desenvolver um sistema que proporciona conforto térmico para os animais em confinamento. O sistema, além de ser ativado de forma manual, é controlado pelo celular, através do Google Assistente e da Amazon Alexa. Ambos são assistentes virtuais que podem ser ativados por comando de voz quando há acesso à internet. 
Atualmente a Casa do Agricultor fez duas instalações, uma no interior de Palma Sola, na propriedade de Ademir Zanella e outra em Anchieta, na propriedade de Júnior César de Campos. No confinamento de vacas leiteiras de Ademir, o sistema controla os ventiladores. Para Júnior, além dos ventiladores, o sistema ativa a aspersão de água, que banha as vacas.
Carlos explica, que o sistema ainda não tem um nome, mas que ele foi desenvolvido para trazer conforto térmico para os animais, além comodidade ao agricultor. “O agricultor tem muitas funções dentro da propriedade então ele pode esquecer de ligar manualmente o sistema de ventilação ou a aspersão. Outra situação é quando o galpão fica muito longe da residência. Com o sistema, é possível ativar os ventiladores à distância pelo celular, desde que ele esteja conectado ao Wi-Fi ou aos dados móveis. O produtor ainda pode programar quando o sistema irá ligar”, explica ele.
O sistema foi desenvolvido a partir da necessidade dos produtores que a Casa do Agricultor atende. “Como a questão do conforto térmico é discutida há vários anos, realizamos um estudo em cima desta necessidade. O conforto animal faz com que a produtividade aumente, pois o animal não sofre com o estresse. Então o produtor tem um retorno financeiro, pois a tendência é que a produção aumente”, reforça Daniel Paetzold, que trabalha na Casa do Agricultor.
Ele ainda destaca o aperfeiçoamento tecnológico, já que tecnologia é algo que muitas vezes demora a chegar aos pequenos produtores.
Atualmente o sistema é utilizado para o conforto térmico dos bovinos, mas está em fase de aperfeiçoamento, para que no futuro seja utilizado em aviários e pocilgas. Claudio ainda quer implantar um conjunto de câmeras ao sistema, para que o rebanho seja acompanhado de perto, mesmo quando o produtor precisar se deslocar para outras cidades.
 
Custo
O custo de implantação do sistema varia de acordo com a demanda do produtor, se é ventilação ou aspersão. Outros fatores que influenciam no valor são o tamanho do galpão e a complexidade do sistema.
“Antes da implantação fizemos uma análise do que o cliente quer e precisa, também prestamos suporte em relação a instalação da internet, mas reforço que não precisa estar necessariamente ligado ao Wi-Fi, com dados móveis é possível mexer no sistema de qualquer lugar do mundo”, afirma Carlos.
 
Ademir Zanella
Ademir Zanella, mais conhecido como Miro, foi o primeiro produtor a instalar o sistema. Ele e sua família já trabalharam com aves, porcos e pecuária leiteira. Hoje eles têm somente as vacas em confinamento. “Fechamos as vacas em abril do ano passado, e como elas produzem muito calor corporal, surgiu a necessidade de trazer um conforto térmico aos animais”, diz ele.
Ele reaproveitou os ventiladores do aviário e os aspersores da criação de porcos na instalação do sistema, então ele teve o custo de implantação de R$ 4.200. “Não foi um investimento tão alto, comparado aos quase R$ 400 mil que usamos para a compra de ordenhadeiras, ensiladeira, resfriador e novilhas”, relata Miro.
Miro e sua esposa relatam que fizeram investimentos e melhoramentos na propriedade pensando nos filhos. “Temos dois filhos e esperamos que pelo menos um deles assuma a propriedade no futuro, nossos investimentos são para facilitar a vida deles”, afirma o agricultor.
O sistema instalado na propriedade da família Zanella permite controlar apenas os ventiladores através do celular, os aspersores de água têm ativamento manual. Apesar disso, ele relata que está satisfeito. “Foi algo que deu diferença, é bem prático pra nós, pois fazemos tudo pelo celular. Quem diria que a tecnologia ia nos permitir fazer isso. Temos 27 vacas, mas quando é muito quente a tendência é que elas comam menos, desde a instalação do sistema os animais estão mais relaxados. Nossa produção ainda não aumentou, mas ela não baixou, coisa que acontece quando temos muitos dias de calor”, comenta Miro.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90