Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
01/08/2022 às 08h48min - Atualizada em 01/08/2022 às 08h48min

O IBGE chegou na cidade

O censo demográfico 2022 inicia nesta segunda-feira e se estende por três meses

Palma Sola
Assessoria
Divulgação
O censo demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística) 2022 inicia neste dia primeiro de agosto, os agentes censitários irão percorrer todo o país, estado, município, distrito e bairro até chegar ao seu endereço, com o objetivo de levantar dados amplos e confiáveis sobre diversos aspectos da vida dos brasileiros. O censo ocorre a cada 10 anos.
O IBGE é o principal provedor de dados e informações do país, atendendo as necessidades de vários segmentos da sociedade civil, bem como, dos órgãos federais, estaduais e municipais. O Instituto oferece uma visão completa e atual do país através da produção e análise de informações estatísticas, coordenação e consolidação das informações estatísticas, produção e análise de informações geográficas, coordenação e consolidação das informações geográficas, estruturação e implantação de um sistema de informações ambientais, documentação e disseminação de informações e coordenação dos sistemas estatísticos e cartográficos nacional.
 
Preciso responder?
Segundo o agente censitário municipal de Palma Sola, Gian Pedro Christani, a participação de todos é muito importante. “Imagine o Brasil como um grande quebra-cabeça, as pessoas são as peças que o completam, por isso é de suma a importância a participação de todos. Lembrando que as suas informações são sigilosas e serem apenas para fins estatísticos, criação de políticas públicas, por exemplo”, explica Gian.
O censo inicia no dia primeiro de agosto e se estende por três meses. “Pedimos que os moradores, se possível, se organizem para que algum responsável esteja na casa para o recenseamento”, ressalta o agente censitário.
Adolescentes a partir dos 12 anos podem responder por todos os membros da família, neste censo também será possível responder pela internet.
 
Questionário
O Censo 2022 terá dois tipos de questionários: ampliado e simplificado. O primeiro, também chamado de amostra, terá 77 perguntas e será aplicado a 11% dos entrevistados. Ele leva, em média, 16 minutos para ser respondido. Já o simplificado ou básico, com 26 perguntas, será aplicado aos 89% restantes, e a previsão de duração da entrevista é de 5 minutos.
O questionário básico traz perguntas sobre identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade e dados da pessoa que prestou as informações.
Já o ampliado investiga também informações sobre trabalho, rendimento, casamento, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.
 
Os recenseadores
Todos os recenseadores do IBGE estão identificados com boné e colete, além de um crachá de identificação, com sua matrícula e uma foto 3X4. Dentro do crachá há um QR Code e o cidadão pode apontar a câmara de celular para ele, para confirmar o nome e a foto do recenseador e verificar se ele é, de fato, servidor do instituto. Os ressecadores também carregam um DMD (Dispositivo Móvel de Coleta).


Mais informações pelo número (49) 9 9166-7385 ou pelo e-mail [email protected].

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/KeLgEvaEaYGG5CzyUZbTbL
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90