03/08/2022 às 16h11min - Atualizada em 03/08/2022 às 16h11min

Quando devo procurar ajuda psicológica para meu filho?

A psicóloga Silvana Ongarato explica como é o tratamento psicológico de crianças e quando buscar ajuda para seu filho

Silvana Ongarato é psicóloga há 13 anos, e nesses anos sempre trabalhou com crianças. Ela fala sobre a diferença entre o tratamento psicológico de crianças e adultos, e também o papel da família no tratamento da criança.
Além da abordagem, que os psicólogos utilizam para tratar pessoas de diferentes idades, a maior diferença entre o atendimento psicológico da criança e do adulto é o ambiente. “É diferente o modo como a criança vivencia o meio em que vive, é diferente o modo como ela vê a vida. O meio onde a criança vive a afeta muito mais do que afeta o adulto. O adulto, por ter inúmeras responsabilidades depende muito de si mesmo para evoluir no tratamento psicológico”, explica a psicóloga Silvana.
Diferente do adulto, a criança precisa de uma base, um apoio para garantir seu desenvolvimento e evolução. Essa base geralmente é a família, pais ou outros responsáveis.
 
O que leva os pais a buscarem acompanhamento psicológico para os filhos?
Existem várias motivações que levam os pais ou responsáveis a buscarem acompanhamento psicológico para os filhos: depressão, timidez, ansiedade, dificuldade de aprendizado, problemas comportamentais, baixa autoestima, entre outros.
“Nesses anos de atendimento, venho notando que a maior das motivações é a ansiedade. O relato de que a criança está ansiosa. Mas geralmente ela não é ansiosa, ela está em um ambiente muito agitado e confuso. Isso deixa a criança muitas vezes perdida, sem saber o que fazer e como fazer. Logicamente essa criança vai fazer tudo com pressa e vai querer tudo pra agora, pois ela irá refletir o ambiente em que está vivendo, ou seja, os adultos que querem tudo pra agora”, explica a psicóloga.
A família tem papel fundamental no desenvolvimento da criança. “Nada adianta levar a criança para o acompanhamento psicológico se a família não olhar para o que acontece dentro de casa e não se propor a uma mudança. Por isso, antes de iniciar o acompanhamento da criança é realizada a anamnese, para conhecer mais sobre a família. Quem mora com a criança, qual a sua rotina, o quão desejada foi essa criança, como foi a gestação. Esses fatores influenciam e podem dar uma base para entender o que a criança e a família estão passando”, ressalta a psicóloga.
Silvana reforça ainda, que a criança é reflexo do ambiente em que vive. Por isso, o ambiente é fundamental no desenvolvimento biopsicossocial. “Às vezes a saúde mental não está boa e isso é um reflexo do meu convívio social que não está bem. Uma coisa leva a outra e muitas vezes nós não nos damos conta disso”, relata.
Após a anamnese e algumas sessões de terapia é dado um retorno para a família, às vezes até para sugerir uns ajustes. “A família está em uma rotina tão corrida que não percebe algumas coisas que estão acontecendo, então ajustamos essas questões para que o tratamento tenha melhor resultado e se atinja o objetivo com a criança”, afirma a psicóloga.
 
É interessante que os pais também façam terapia?
De acordo com Silvana, sim, é importante que os pais e adultos em geral procurem a psicoterapia. “Os adultos têm anos de vivências e traumas, sentimentos e emoções mal elaboradas e precisam organizar isso tudo. Se esses adultos têm filhos ou desejam ter filhos é interessante procurar a psicoterapia para dar uma direção a esta criança. Pois se esses pais ou futuros pais estão confusos o mais provável é que eles criem uma criança confusa e perdida”, destaca a psicóloga.
Ela ainda destaca que os pais precisam estar psicologicamente bem e saber dizer não para seus filhos. “Observo que muitos pais não sabem dizer não, dizem sim para tudo e a qualquer momento. Assim, quando a criança ouvir um não, ou for contrariada, aquilo vai frustrar muito ela e causar uma revolta. Pai e mãe têm que aprender a dizer não para o seu filho e a direcioná-lo. Assim como ensinamos a criança a ler e escrever, temos que ensinar as crianças a lidarem com seus sentimentos, entenderem suas emoções. As crianças têm que saber qual a atitude certa e porquê, ou o contrário, qual a atitude errada e porquê. Os comportamentos também são ensinados. Por isso é importante o adulto estar bem, para poder direcionar a criança”, explica.
 
Quando procurar ajuda psicológica para os filhos?
Silvana orienta que os pais busquem orientação psicológica quando acharem necessário, quando a criança estabilizar no desenvolvimento ou apresentarem distúrbios de sono por mais de uma semana, por exemplo.
“Quando a criança apresenta medos que antes ela não tinha. Mudanças na alimentação, ou seja, consumo de alimentos que antes a criança não comia, ou mudanças na quantidade de comida ingerida. O primeiro passo dos pais é levar a criança ao médico pediatra, para ver se tem alguma questão biológica. Ao descartar a questão biológica geralmente o médico indica acompanhamento psicológico, alguns pais vão e outros não”, finaliza Silvana.
 
Silvana Ongarato é psicóloga há 13 anos. Atende no Centro Médico Vida, no município de Palma Sola. Para mais informações entre em contato pelos números (49) 9 9135-1824 e (49) 9 9148-4060, ou vá até o Centro Médico Vida, Avenida Crestani, 1330, centro de Palma Sola.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/KeLgEvaEaYGG5CzyUZbTbL
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90