Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
20/10/2022 às 21h14min - Atualizada em 20/10/2022 às 21h14min

Sicredi lança o Comitê de Sustentabilidade

No mesmo evento o Sicredi Fronteiras promoveu o 1º Encontro de Jornalistas, agradecendo parcerias e divulgando ações alinhadas aos 17 ODS

Igor Vissotto
Sicredi Fronteiras promove em Capanema o 1º Encontro de Jornalistas e o lançamento do Comitê de Sustentabilidade. O evento foi realizado na noite do dia 20 de outubro no Clube CRAC reunindo mais de 300 pessoas entre jornalistas, representantes dos diversos comitês do Sicredi, assim como os representantes do Sicredi: gerentes, conselheiros, coordenadores de núcleo e colaboradores.
O evento foi aberto por Maurício Jorge Machado, gerente de Comunicação e Marketing, que deu as boas vindas a todos, cumprimentando os presentes e chamando o presidente do Sicredi Fronteiras, José César Wunsch que por sua vez cumprimentou a todos em especial a imprensa de toda a região. “Foi esta imprensa da região que ajudou a nossa cooperativa a se multiplicar, a se firmar em cada um dos municípios onde atuamos e especialmente por ser o multiplicador da voz do cooperativismo” afirmou César.
“Temos o compromisso de construir uma sociedade mais próspera, sobre todos os aspectos, especialmente do econômico, social, cultural, ambiental e institucional” afirmou o presidente do Sicredi Fronteiras agradecendo a cada um que estava presente no evento.
 
Comitê de Sustentabilidade
Sobre o lançamento do Comitê de Sustentabilidade foi lembrando sobre os 30 pioneiros que deram início ao Sicredi Fronteiras. “Nós nunca perdemos de vista o nosso ponto de partida” afirmou César. Atualmente o Sicredi Fronteiras está presente em 57 municípios, com 39 agências espalhadas no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, com 600 colaboradores, atendendo pouco mais de 85 mil associados, em municípios que somados tem mais de 2,7 milhões de pessoas entre os municípios onde atua.
Sustentabilidade vai muito além do plantio de árvores, da reciclagem do lixo. Foi numa conferência da ONU em 1972, realizada em Estocolmo onde se delineou o conceito de sustentabilidade, desenhando um plano de ação para todo o planeta. Foi em 1994 que se criou o Triple botton line: Econômico, Social e Ambiental. Em 2015 noutra conferência da ONU foram delineados as 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecendo a Agenda 2030.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são metas de sustentabilidade que visam a utilização sustentável dos recursos atuais, ou seja, que a geração atual saiba usufruir deles sem comprometer as gerações futuras. Assim todos os países que compõem a Organização das Nações Unidas (ONU) se comprometeram a cumprir esses objetivos até o ano de 2030.
 
17 ODS
  1. Erradicar a pobreza;
  2. Erradicar a fome;
  3. Promover bem estar social;
  4. Promover a educação inclusiva;
  5. Proporcionar a igualdade de Gênero;
  6. Gerir sustentavelmente a água e saneamento;
  7. Acessibilizar a energia;
  8. Visar o crescimento econômico;
  9. Promover industrialização e inovações renováveis;
  10. Reduzir as desigualdades;
  11. Viabilizar cidades sustentáveis;
  12. Prezar pelo consumo e produção sustentável;
  13. Combater as mudanças climáticas;
  14. Preservar mares, rios e oceanos;
  15. Deter a perda de biodiversidade;
  16. Promover a paz;
  17. Fortalecer o desenvolvimento sustentável.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90