Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
11/11/2022 às 16h53min - Atualizada em 11/11/2022 às 16h53min

11 anos da Cooper Palmasola

A cooperativa trabalha há 11 anos com pequenos e médios produtores e atualmente tem mais de 250 associados

Palma Sola
Da redação
Igor Vissotto
 
No dia 11 a Cooper Palmasola comemorou 11 anos de fundação. A cooperativa foi fundada em 2010, a partir da junção de outras três associações, todas de produtores de leite palmassolenses. No ano seguinte, a cooperativa inaugurou a agropecuária.
Inicialmente com 20 sócios, hoje a Cooper Palmasola tem mais de 250 sócios. A cooperativa tem um olhar diferenciado para os pequenos produtores, que muitas vezes não conseguem boas condições de compra nas grandes empresas, já que os insumos são adquiridos em volumes menores.
A Cooper Palmasola consegue fazer com que o pequeno produtor tenha valores de mercado tão bons quanto o grande produtor, comprando insumos em volume e distribuindo a preços justos aos pequenos produtores.
“Hoje, os maiores benefícios para os associados são os preços de compra na agropecuária e no valor da venda do leite. Fazemos uma compra coletiva, que gera no ano uma economia significativa aos produtores. O valor do leite é quase todo repassado aos agricultores, é retido apenas o custo fixo do caminhão, motorista e funcionários. Tanto que, a cooperativa não teve um crescimento patrimonial nos últimos anos, mas porque nosso foco é auxiliar o pequeno produtor, não o lucro”, afirma o presidente da cooperativa, José Mantelli.
A cooperativa conta com quatro funcionários assalariados, dois caminhões tanques e um caminhão graneleiro para fazer entregas, que representam os custos fixos mensais.
“Mesmo não sendo a maior cooperativa presente no município, a Cooper Palmasola é uma das grandes empresas de Palma Sola e responsável por um dos maiores faturamentos e movimento financeiro no município”, afirma Edevaldo Ottoni, funcionário da cooperativa desde 2011.
Segundo José, a cooperativa movimenta anualmente, em compras, aproximadamente R$ 20 milhões. “Para os produtores, isso representa, no mínimo, uma economia de 5%. Ou seja, eles compram insumos 5% mais baratos do que em outros lugares”, explica.
Além de compras e vendas, no ano, a Cooper Palmasola recebe 6,5 milhões de litros de leite. Durante toda a sexta-feira, dia 11, a Cooper Palmasola recebeu associados e amigos para comemorar o aniversário de 11 anos.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90