Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
01/12/2022 às 14h01min - Atualizada em 01/12/2022 às 14h01min

Escolas estaduais ofertam cursos técnicos em 2023

As escolas terão cursos técnicos em Comércio Exterior, Administração, Contabilidade e Vendas

No próximo ano, as escolas estaduais da região estarão ofertando Cursos Técnicos aos alunos do ensino médio. Silvane Prestes de Oliveira, da Coordenadoria de Regional de Educação de Dionísio Cerqueira dá mais detalhes.
“A oferta dos Cursos Técnicos foi possibilitada às escolas da rede estadual pela Secretaria de Estado de Educação, mediante o mapeamento de demandas de cada unidade escolar e município, visando ofertar educação profissional, atendendo a expectativa dos estudantes e da comunidade local. Pode-se afirmar que a demanda por esses cursos é das escolas e também dos jovens que buscam melhor preparação para o mercado de trabalho e qualificação profissional”, explica Silvane.
Na regional de Dionísio Cerqueira, serão ofertados cursos em quatro escolas:
  • Na E.E.B. Dr. Theodureto Carlos de Farias Souto/Dionísio – Curso Técnico em Comércio Exterior;
  • Na E.E.B. Professor Osni Paulino da Silva/Anchieta – Curso Técnico em Administração;
  • Na E.E.B. Claudino Crestani/Palma Sola – Curso Técnico em Contabilidade;
  • Na E.E.B. Cedrense/São José do Cedro – Curso Técnico em Vendas.
 
Os cursos foram escolhidos com base no Caderno 5 do Currículo do Território Catarinense. “São cursos estes aprovados pelo Conselho Estadual de Educação, pertencentes ao Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios, na forma de Trilha de Aprofundamento do Novo Ensino Médio”, ressalta Silvane.
Com os cursos a carga horária dos alunos aumenta, essa a carga horária remanescente do curso depende da matriz a qual o aluno está enturmado no Novo Ensino Médio: de 31 horas aulas semanais ou 35 horas aula semanais.
Na escola E.E.B. Dr. Theodureto Carlos de Farias Souto será ofertado o Curso Técnico em Comércio Exterior, no período noturno, a carga horária é de 900 horas ofertadas no segundo, terceiro e quarto ano, como Trilha de Aprofundamento com 10 horas semanais.
O Curso Técnico em Administração ofertado pela E.E.B. Professor Osni Paulino da Silva tem 960 horas, 15 horas semanais no segundo e terceiro ano. “Nesta escola o estudante já frequenta o Novo Ensino Médio com carga horária de 35 aulas semanais nessa matriz estão previstas 15 horas por semana de Trilha de Aprofundamento, sendo assim, não há acréscimo na permanência do estudante na escola”, explica Silvane.
Na E.E.B. Claudino Crestani, o Curso Técnico em Contabilidade totaliza 960 horas. Ofertado em 15 horas semanais para o segundo e terceiro ano do Ensino Médio, então o estudante irá permanecer mais 5 horas semanais na escola, no turno diurno.
Para o noturno, a conclusão do curso se dá em três anos: no segundo, terceiro e quarto ano do Novo Ensino Médio com carga horária semanal de 10 horas, totalizando 900 horas.
As aulas, dos diversos cursos, serão ministradas por profissionais que passarão por seleção de inscrição, mediante comprovação de habilitação em edital que será lançado pela Secretaria de Educação em parceira com a Coordenadoria Regional de Educação – a habilitação para os profissionais que ministrarão as aulas dos cursos consta no Caderno 5 do Currículo do Território Catarinense e variam conforme o curso técnico
“A Secretaria de Estado de Educação investirá na contratação desses profissionais, na oferta da alimentação escolar e transporte aos estudantes, além de acervo bibliográfico para cada escola de acordo com as necessidades dos cursos ofertados”, acrescenta a professora.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90