Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
24/02/2023 às 17h27min - Atualizada em 24/02/2023 às 17h27min

Turismo rural no Sítio Deitos

Localizado na comunidade Santa Terezinha, o Sítio Deitos oferece trilhas na montanha, banho de cachoeira, interação com coelhos e os animais da fazenda e uma linda vista do pôr do sol

Palma Sola
Da redação
ASO/Sofia Bertolin
O Turismo Rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, integrado com a produção agropecuária, ele resgata e promove o contato com a natureza. Esta é uma modalidade de turismo que vem crescendo no Extremo Oeste de Santa Catarina através dos incentivos dos municípios.
Um dos municípios que está realizando investimentos no turismo e incentivando essa atividade especialmente no meio rural é Palma Sola. Através desse apoio do poder público, a família Deitos começou a empreender no turismo. O que começou como uma diversão entre amigos, hoje é uma das principais fontes de renda da família, que já pensa em abandonar a atividade leiteira.
Localizado há 12 quilômetros da cidade, na comunidade Santa Terezinha, o Sítio Deitos oferece trilhas na montanha, banho de cachoeira, interação com coelhos e os animais da fazenda, além de uma linda vista do pôr do sol. No sítio também são servidos pratos provenientes da cultura italiana, mas a especialidade são os pratos a base de coelho.
“Quando nós chegamos aqui pouco se cultivava. Por quatro anos preparamos o local, a princípio não era pra ser um local de turismo, era pra ser uma morada”, conta o proprietário do sítio, Vandoir Deitos. “Nós gostávamos de jogar futebol e o pessoal parava aqui na volta do jogo, nós tínhamos coelhos e preparávamos pra comer. Com o tempo as pessoas vinham pra cá e perdiam pra preparar o coelho. Assim a nossa morada foi se transformando. O pessoal vem pro interior buscando silêncio, aproveitar a calma e a tranquilidade”, relata. 
Além de Vandoir, cuidam do sítio sua mãe, Zenilde Deitos, a esposa Vania De Ré Deitos e os filhos Larissa e Breno Deitos.
Hoje a propriedade recebe excursões de municípios da região, principalmente do Paraná, mas o sítio já recebeu turistas de São Paulo e da Bahia.
As atrações do sítio são, principalmente, as belezas naturais e os animais. “Nós temos duas cachoeiras, uma na terra do meu tio e outra na de um vizinho. Nós temos uma parceria e levamos o pessoal pra conhecer. Temos um acesso ao monte, que fica nas proximidades e tem 998 metros de altitude. Dele temos a visão pra três cidades, São Miguel do Oeste, Guaraciaba e uma parte de São José do Cedro”, conta Vandoir.
São criados coelhos, ovelhas e vacas. Os animais são o principal atrativo para as crianças. “Eles dão mamadeira pras ovelhas, milho para as galinhas, se divertem bastante. Muitas vezes eles pedem pros pais se podem voltar no dia seguinte para ver os animais”, acrescenta Vandoir. 
Segundo a família, os passeios pela propriedade são gratuitos, sendo cobrada apenas a alimentação. 
 
Cunicultura

O sítio cria coelhos das raças Crioulo Gigante e Flandres. “Todos os coelhos são registrados, se nasce entra no cadastro e se morre tira do cadastro. É o mesmo processo que o pessoal tem com o gado”, explica Vandoir.
O plantel conta com 150 animais, sendo 22 fêmeas reprodutoras e cinco machos reprodutores. O abate dos animais ocorre aos 90 dias de vida, cada coelho produz em média 1,8 quilos de carne. “Nós começamos só com cinco/seis coelhos, hoje, dependendo a época passam de 400 animais. Por mês, vendemos mais de 100 quilos de carne de coelho”, enfatiza.
Os principais pratos feitos com a carne de coelho são o coelho à milanesa e o risoto de coelho, também é servida comida colonial e porco ao forno. A família cobra, em média, R$ 35 por pessoa, pela alimentação.
 
Futuro do Sítio Deitos
“Hoje trabalhamos com gado de leite, mas o forte mesmo é o turismo, se continuar nesse ritmo, vamos ter que escolher uma das suas atividades, por conta da falta de mão de obra. Pretendemos investir e construir algumas cabanas, todas com vista para o monte, assim o pessoal pode vir e acampar. Outra coisa que estamos fazendo é um campo de futebol, assim quem vem passar o final de semana tem mais uma opção de lazer. Planejamos fazer uma inauguração no final do ano, vamos trazer a Laís Giacomel, que joga no Grêmio pra fazer a abertura do nosso campo”, finaliza Vandoir.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90