Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
31/03/2023 às 14h42min - Atualizada em 31/03/2023 às 14h42min

Dentistas voltam a atender no posto de saúde

A carreta OdontoSesc se deslocou para outro município. Os atendimentos odontológicos e agendamentos de consultas foram centralizados novamente no posto de saúde

Palma Sola
Redação
Sofia Bertolin
Em setembro de 2022, o município de Palma Sola recebeu a Unidade Móvel OdontoSesc. Trata-se de um projeto itinerante, voltado à promoção de saúde bucal desenvolvido através de parceria com as prefeituras. Dessa forma, os agendamentos e atendimentos odontológicos, antes realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS), foram centralizados na carreta OdontoSesc.
O único atendimento odontológico que continuou ocorrendo no posto de saúde foi a moldagem de próteses dentárias.
Neste mês a carreta se deslocou para outro município e os atendimentos odontológicos foram centralizados novamente no Posto de Saúde.
“Nós tínhamos nossos três dentistas atendendo na OdontoSesc, além de um novo dentista que foi contratado, de modo temporário – esse contrato encerrou assim que o projeto saiu do município – já que precisávamos de quatro profissionais atendendo na carreta”, explica o secretário de saúde, Juliano Zandoná.
Segundo ele, de setembro a março, período em que a carreta esteve no município, foram realizadas 5 mil consultas, sendo 100 consultas de emergência, mais de 1000 restaurações, cerca de 180 extrações dentárias, 600 exames, 250 radiografias, entre outros.
“Percebemos que tivemos mais de mil abstenções, pessoas que marcaram e não foram. É um número bem expressivo. Quando as pessoas marcam e não vão, para a saúde e para a população, é um prejuízo, pois deixamos de atender duas pessoas, quem não foi e quem poderia ter ido”, enfatiza o secretário.
Apesar do número de abstenções, Juliano avalia a estadia da OdontoSesc em Palma Sola como um sucesso, tanto que, ela permaneceu no município por quase 6 meses – a princípio seriam apenas 3 meses.
“Conseguimos trazer um diferencial para a população, apesar de serem os mesmos profissionais que trabalham na unidade de saúde, na carreta temos uma profissional que faz apenas a busca ativa dos pacientes e coordena diretamente a equipe de odontologia. Há metas muito claras a serem cumpridas dentro do projeto OdontoSesc e essa profissional corre atrás dessas metas, dessa forma, temos um número e um fluxo muito maior de atendimentos”, explica.
A partir de agora, os atendimentos odontológicos voltam a ocorrer na Unidade de Saúde, nos três ESF (Estratégia de Saúde da Família). Vale pontuar que, o município abriu o quarto ESF, mas não há obrigatoriedade de mais um consultório odontológico para o seu funcionamento. Dessa maneira, os pacientes atendidos pelo quarto ESF, quando precisam do dentista, são redirecionados aos ESF I, II e III, conforme sua agente de saúde.
Os agendamentos com o dentista podem ser feitos através das agentes de saúde ou diretamente na UBS.
“Já estamos realizando a busca dos pacientes, mas quem deseja dar continuidade aos tratamentos iniciados na OdontoSesc pode estar entrando em contato conosco. Temos ainda, uma lista de espera, de pacientes que foram até a carreta, já repassamos isso aos nossos profissionais e eles estarão chamando essas pessoas para os atendimentos”, finaliza Juliano.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90