Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
12/05/2023 às 17h47min - Atualizada em 12/05/2023 às 17h47min

Caibi Caixas poderá se instalar em Palma Sola com promessa de gerar 120 empregos

Prefeitura promove reunião na ACEPA e traz empresário de Caibi para apresentar projeto de futuras instalações da Caibí Caixas no município de Palma Sola

Palma Sola
Da redação
Divulgação
A administração municipal de Palma Sola está analisando a solicitação de auxílio da empresa Caibi Caixas, do empresário Eduardo Maraschini para se instalar no município. Com a promessa de gerar 120 empregos em até 15 anos o empresário apresentou formalmente um projeto para migrar toda a sua estrutura do município de Caibi-SC para Palma Sola. Para isto Marasquini solicita um barracão de 7.200m² em terreno de no mínimo 20.000m² em um único aterro; energia elétrica trifásica (300kva), água instalada, acesso para caminhões de até 50 toneladas, além de isenção de impostos e taxas municipais. Segundo levantamento feito pelo próprio Maraschini, o investimento para construir o barracão ultrapassa R$ 10 milhões.
A Caibi Caixas foi fundada há 21 anos pelos irmãos Eduardo e Marcos Maraschini com foco na produção de caixas de comida para caminhão. Com o passar dos anos a empresa se tornou referência na sua área de atuação, construindo uma imagem de fabricar as melhores, mais duráveis e também as mais caras caixas de comida. A empresa Palmasola S/A é a principal fornecedora de matéria prima e uma das incentivadoras para que ela se instale no município.
Em março de 2022 a Caibi Caixas foi atingida por um incêndio de grandes proporções, destruindo completamente a estrutura própria de 4.000m², além de maquinário, veículos, escritório, matéria prima em estoque e a casa do empresário Eduardo, anexo a edificação. Na ocasião a empresa estava empregando 40 pessoas e produzindo em média 1.000 caixas/mês. Atualmente a empresa usa uma estrutura física alugada, e com 30 funcionários está produzindo em média 700 caixas/mês.
 
Análise da proposta
Na manhã de segunda-feira, dia 8, a secretaria de Administração de Palma Sola reuniu prefeito, vice-prefeito, vereadores, conselho de desenvolvimento econômico local para uma reunião na Associação Comercial e Empresaria de Palma Sola. O objetivo foi a apresentação pública da solicitação feita pela Caibi Caixas bem como sensibilizar os participantes para que juntos e de maneira coletiva contribuam para a criação de políticas públicas de incentivo à instalação de indústrias no município.
“Já fomos atrás de um financiamento junto a Caixa Econômica Federal. O que temos aprovado é um valor de R$ 7 milhões, mas antes de começarmos a investir precisamos ampliar e aprofundar o debate, assim como ter um projeto de lei aprovado pelos vereadores, por isto esta reunião, dando transparência e buscando ouvir os vereadores, empresários do nosso município e lideranças locais” explicou o secretário de Administração Antonio Schauren, em entrevista ao Sentinela.
O prefeito Cleomar Mantelli também falou sobre a importância de uma conversa ampla, afinal este dinheiro vem dos contribuintes e em se tratando do financiamento será pago pelo município ao longo de vários anos.
O empresário Eduardo Maraschini já apresentou esta proposta noutros municípios, a exemplo de Maravilha e da sua cidade sede, Caibi.
Participaram da reunião o prefeito Cleomar Mantelli (MDB), o vice Marcio Sansigolo (PL), os secretários Antonio Schauren (MDB) e Claudinei Schein (PP), os vereadores: Rafael Batisti (PP), Clair Munaro (PDT), Odair Pauletti (PT), Rosalino Siqueira (MDB), Joice Dalle Laste (PP), Carlos Rodrigues (PP) e Rodrigo Calegari (MDB); o presidente da Acepa, Rafael Link, além de integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico.
 

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90