15/05/2023 às 16h36min - Atualizada em 15/05/2023 às 16h36min

Mimos da Maria

Maria produz e comercializa bonecas de pano artesanais no município de Anchieta e Região

Anchieta
Divulgação
A boneca é um dos brinquedos mais antigos e mais populares em todo o mundo, o primeiro brinquedo de muita criança foi uma boneca. O conceito de boneca diz respeito a um brinquedo que imita a aparência humana, que é popularmente destinada às meninas.
Tendo em mente a popularidade do brinquedo, Maria Back, moradora do município de Anchieta, que sempre gostou de artesanato, decidiu se desafiar e começar a fazer bonecas de pano. Há três anos ela comprou uma máquina de costura e, com a ajuda do marido, aprendeu a costurar.
“Quando comecei a costurar, as primeiras bonecas saíram meio tumultuadas, com o tempo, peguei a prática. Quase tudo que aprendi foi sozinha, olhando as artesãs da TV e comprando uns portfólios. A gente vai assimilando as questões de tamanho. Hoje o que o pessoal mais pede é o bonequinho parecido com fulano ou ciclano”, relata Maria.
Ela costura os corpinhos das bonecas, cabelo e roupinhas, Maria ainda produz bichinhos de pelúcia. A única coisa que ela ainda não faz sozinha é pintar os rostinhos, para isso, conta com a ajuda de uma amiga.
Vale pontuar que, atualmente, Maria não vive da sua arte, ela trabalhava como cuidadora de idosos e produzia bonecas quando tinha tempo. A produção e venda de bonecas complementa sua renda. Para dar conta da demanda ela deixa todas as bonecas pré-prontas.
“Eu faço tudo em etapas, desenho, corto e costuro as pernas, braços, corpinho, alguns modelos de roupa e mando os rostinhos para a minha amiga pintar. Quando recebo uma encomenda eu monto o quebra-cabeça. Recentemente dei baixa na minha carteira de trabalho e por um período vou para São Paulo cuidar da minha mãe, a máquina de costura vai comigo e vai precisar trabalhar por lá. Será a primeira vez que minha renda será exclusivamente das bonecas. Vou ver como vai ser”, conta a artesã, que tem como objetivo transformar uma parte de sua casa em um ateliê e viver apenas da produção das bonecas.
Sobre a venda, Maria diz que está contente, mesmo Anchieta sendo uma cidade pequena, ela fez uma clientela boa e muito fiel. “Além da produção eu reformo bonecas. Tenho seis bonecas para reformar, todas de uma mulher. É muito gratificante ver que as pessoas gostam e estão reconhecendo meu trabalho”, enfatiza.
Ainda sobre as bonecas, Maria relata que os braços, pernas e a cabeça são articuladas. Todas são de tecido, ela enfatiza que utiliza algodão tratado e tricoline, que são materiais que não dão alergia, lembrando que, a maioria dos produtos é voltado para as crianças. “Esses dias uma mãe me falou que a criança parou de levar o nana (cobertinha), quando saia na rua, pois começou a levar uma boneca minha. É muito gratificante ouvir isso”, acrescenta.
Para atender a todos os públicos, Maria teve que inovar. Ela faz bonecos “meninos”, bichinhos de pelúcia, pesos de porta, suportes para papel toalha e guirlandas. Segundo ela, muitas mulheres achavam as bonecas bonitas, mas tinham vergonha de adquirir, agora os pesos de porta de bonequinha fazem sucesso.
O preço dos produtos varia de R$ 80 até R$ 200, depende muito do tamanho e se o material utilizado em alguma parte da boneca é diferente. Ela recebe encomendas pelo Instagram Mimos da Maria. 
Hoje o maior desafio de Maria é conseguir materiais. “Aqui é meio fora de mão, muitas coisas encontramos na cidade, mas é mais vantajoso comprar na internet. De resto, não tenho queixas, minhas vendas são boas. Já enviei bonecas para São Paulo e para o Rio de Janeiro. Tudo é feito com amor, pois assim, tudo fica mais fácil. Eu nunca tive uma boneca, hoje eu as amo. Tenho certeza que é nesse ramo que eu quero ficar, por mais que hoje eu necessite fazer outras coisas, se eu puder eu vivo só disso”, finaliza Maria.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90