Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
17/06/2023 às 11h11min - Atualizada em 17/06/2023 às 11h11min

Importância do teste do pezinho

O teste detecta diversas doenças raras que podem acometer o bebê, diagnósticos precoces facilitam o tratamento e a recuperação, podendo salvar a vida da criança

Palma Sola
Em junho é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, o mês é voltado para conscientização das famílias sobre a importância de levar os recém-nascidos para realizar o teste, que pode detectar diversas doenças raras que podem acometer o bebê.
Conforme explica a enfermeira epidemiologista Edite Cirino, que realiza as coletas do teste no Posto de Saúde de Palma Sola, o programa Nacional de Triagem Neonatal, chamado popularmente de teste do pezinho, tem objetivo de detectar seis doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme e outras hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase. “Na rede particular o teste é ampliado, então detecta mais doenças. Há previsão de que o teste ampliado também comece a ser feito pelo SUS”, explica.
A coleta do teste é feita, de preferência, do terceiro ao quinto dia de vida do bebe. “Alguns hospitais e maternidades coletam 48 horas após o nascimento, não é o caso de Palma Sola, aqui as crianças assim que saem do hospital passam na sala de vacinas onde é realizada a coleta. A coleta é feita junto com as primeiras vacinas por profissionais da enfermagem” relata Edite.
O teste é obrigatório e de acordo com a enfermeira, sempre tem boa adesão dos pais, nunca havendo recusa em fazer o exame. “Os pais entendem a importância desse teste, que detecta possíveis problemas de saúde e que podem ser diagnosticados precocemente, facilitando o tratamento e a recuperação da criança. Nós sempre destacamos esse tema nos grupos de gestantes e nos atendimentos individuais, neste mês, por conta da campanha, reforçamos o aconselhamento da gestante”, finaliza a enfermeira.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90