Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
21/06/2023 às 13h42min - Atualizada em 21/06/2023 às 13h42min

Palma Sola vai incinerar mais de 20 quilos de exames

São exames realizados há três anos, que já perderam a validade, mas não foram retirados pelos pacientes

Palma Sola
 
A Secretaria de Saúde de Palma Sola vai incinerar mais de 20 quilos de exames que não foram retirados pelos pacientes. Alguns exames estavam guardados desde 2019, esperando para serem retirados, como ninguém apareceu, eles serão queimados, já que não podem ser descartados junto com o lixo comum. O município tem uma parceria com a Polícia Civil, que fará a incineração dos exames.
Conforme a secretária Elizandra da Silva, serão mantidos no Posto de Saúde os exames de 2022, muitos deles já perderam a validade, mas eles serão guardados por questões legais. “Esses exames que serão incinerados são de 2019, 2020 e 2021. É uma pena, o município teve gastos para realizar esses exames, muitos deles são caros e o SUS não cobre, a exemplo das ressonâncias e tomografias. Também se perde o investimento no transporte, já que alguns são realizados fora do município. É dinheiro público jogado fora, além disso, essas pessoas tomaram o lugar de alguém”, esclarece Elizandra.
Ela destaca que a partir de agora, será trabalhada a conscientização da população, de nada adianta consultar, pedir 10 exames e não mostrar ao médico. Também, de nada adianta mostrar os exames ao médico e não mudar de conduta. “O exame não é a cura, é o diagnóstico. Não adianta fazer o exame e não mudar hábitos, a alimentação e não fazer atividade física”, enfatiza.
Outra situação é em relação à frequência dos exames, que muitas vezes são pedidos sem necessidade: “Se você não tem uma comorbidade que necessite de acompanhamento, se você está bem, sem sintomas, não há porque repetir os exames de seis em seis meses. Quando o paciente consulta o médico sabe quantos e quais exames pedir”, esclarece a secretária, lembrando de situações onde os pacientes já chegam pedindo exames, antes mesmo de relatarem seus sintomas ao médico.
Pensando em otimizar os serviços prestados e em utilizar com responsabilidade os recursos públicos, a Secretaria de Saúde trabalhará na conscientização da população, em relação a mudança de hábitos para ter uma vida mais saudável e também da necessidade de realizar exames.
“O nosso trabalho na atenção básica é a prevenção das doenças, para que isso seja efetivo, precisamos que a população mude seus hábitos, para não vir ao posto somente quando está com dor. A prevenção começa em casa, na alimentação, numa noite bem dormida, do não uso exagerado das mídias sociais, dos exercícios físicos, uma caminhada que não tem custo nenhum e tem um benefício enorme, então nesse sentido que a gente quer trabalhar, não só na realização de exame”, finaliza Elizandra.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90