Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
21/07/2023 às 17h30min - Atualizada em 21/07/2023 às 17h30min

Plantando o pinheiro e comendo o pinhão

Odila Flach lembra das araucárias que plantou em casa, com 20 anos, as árvores estão rendendo boas cozinhadas de pinhão

Redação
Você já ouviu a frase: “quem planta o pinheiro não come o pinhão”? Esse ditado popular, conhecido pelos antigos, diz respeito à demora da araucária para produzir o pinhão. “Aqui em casa a história não foi bem assim, eu plantei os pinheiros há cerca de 20 anos e agora eles os pinhões estão caindo no chão. Essa não é nossa primeira colheita, mas nos outros anos não colhemos tanto”, o relato é da dona Odila Flach, moradora do município de Anchieta.
Normalmente um pinheiro se torna adulto entre 18 e 20 anos, nesse período ele começa a dar frutos. Algumas variedades começam a produzir com 15 anos, já as mudas de enxerto começam a produzir entre os seis e oito anos. As mudas plantadas por Odila foram produzidas em Anchieta, no antigo viveiro municipal. “Era costume de as professoras levar as crianças até o viveiro no Dia da Árvore. Lá eles aprendiam sobre a produção de mudas e ganhavam uma mudinha para plantar em casa”, lembra Odila, que durante 35 anos foi professora em Anchieta.
Além de professora, Odila é mãe e quem trouxe as mudinhas de araucária, há cerca de 20 anos, foram seus filhos Fernanda e Guilherme. “Eles estavam no primário. Chegaram em casa com três mudinhas, duas de araucária e uma de outra espécie. Eu plantei as três. Os pinheiros já começaram a produzir há algum tempo, mas nunca como neste ano”, relata Odila.
“É muito gratificante colher os frutos do que plantamos, recentemente comemoramos o aniversário do meu marido, o Protásio, e junto dos familiares fizemos um pinhão sapecado na chapa. O pinhão caseiro tem sabor de retribuição pelo bem que fizemos pela natureza. Além do pinhão os pinheiros nos trazem sombra, seus galhos recebem muitos pássaros e até mesmo as grimpas, quando caem e secam nos beneficiam, pois são ótimas para fazer fogo. Esperamos que a produção continue, que nos próximos anos dê ainda mais pinhão, aí podemos convidar mais amigos e familiares para comer conosco”, finaliza Odila.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90