Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
02/08/2023 às 17h45min - Atualizada em 02/08/2023 às 17h45min

Conheça a associação de doadores de sangue Amor a Vida

A associação foi oficializada em 2004 e atualmente conta com cerca de 200 sócios, que realizam doações regulares ao hemocentro de Chapecó

Redação
A doação de sangue é um ato altruísta e de solidariedade, que ajuda a salvar muitas vidas. É um gesto de amor ao próximo que pode gerar muitos sorrisos. Atualmente não há um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações, levando em conta que seu consumo é diário e contínuo. A transfusão de sangue é necessária em diversas situações, tais como anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.
Levando isso em conta, no ano de 2004, um pequeno grupo de doadores de sangue do município de Anchieta se reuniu e oficializou a Associação de Doadores de Sangue Amor a Vida, com objetivo de aumentar o número de doadores de sangue no município e mostrar a importância de realizar doação de sangue. Além disso, com a oficialização a associação consegue buscar subsídios para custear suas viagens ao hemocentro.
Hoje, a associação possui cerca de 200 sócios, entre doadores de sangue e colaboradores – ex-doadores, que por algum motivo não podem mais doar sangue, mas por algum motivo desejam colaborar com a associação. “Todos continuam como colaboradores trabalhando voluntariamente para a associação”, destaca Saulo Somavilla, presidente da associação, ressaltando o forte espírito de solidariedade dos doadores, que sempre se apresentam para viagens agendadas ou para doações de emergência.
Desde sua criação em 2004, a Associação promove, jantares dançantes próximo ao dia 25 de novembro (Dia do Doador de Sangue), visando arrecadar dinheiro para custear os almoços dos doadores nas viagens ao hemocentro. Também realiza campanhas junto à comunidade para aumentar o número de doadores de sangue e de medula óssea, campanhas junto ao hemocentro e a Secretaria de Saúde para repor os estoques no banco de sangue. A associação também faz a intermediação da Secretaria de Saúde e órgãos municipais e estaduais, buscando melhorias no atendimento aos doadores, a exemplo de datas para doações aos sábados. “Uma das conquistas da nossa Associação de Doadores de Sangue é estar declarada como de Utilidade Pública, pela Câmara Municipal de Vereadores. Outra busca nossa são convênios junto aos restaurantes, buscando descontos para os doadores”, explica Antonio Alfredo Benachio, um dos membros da associação.
Atualmente os doadores de Anchieta, realizam as doações de sangue e de medula no hemocentro de Chapecó. É realizada uma viagem ao mês. Antonio relembra que, há alguns anos o hemocentro vinha até o município de Anchieta para fazer as coletas de sangue, mas por conta das dificuldades de logística, isso não é mais realizado.
Atualmente a associação enfrenta alguns desafios, a exemplo da desmotivação e desorganização causada pela pandemia, a falta de recursos, pois nos últimos três anos a associação não pode fazer suas tradicionais promoções, como jantar dançante para arrecadar fundos. “Hoje a associação não recebe nenhum tipo de subvenção ou recursos públicos para custear seus gastos, dependendo exclusivamente de recursos próprios e da colaboração de seus membros. Outro problema é a pouca valorização da Associação, tanto pelos órgãos públicos como pela própria população”, reforça Antonio.
No dia 28, ocorre na Câmara de Vereadores do Município a Assembleia Geral da Associação Amor a Vida, onde será realizada a troca da diretoria. “Convocamos todos os doadores e colaboradores para participarem da assembleia, a partir das 19h30”, reforça o presidente Saulo.
Ele ainda acrescenta que, para ser um doador de sangue deve-se ter idade mínima e máxima de 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal). Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. O doador deve pesar no mínimo 50 kg. É necessário estar bem de saúde, entre outros requisitos. “Quem estiver interessado em se cadastrar pode procurar a Unidade de Saúde do município ou um dos integrantes da associação para se cadastrar para uma das viagens ao hemocentro, lá é possível ter todas as informações, tirar as dúvidas e, preenchendo os requisitos, fazer a primeira doação”, finaliza o presidente Saulo.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90