O governo do Estado de Santa Catarina anunciou nos últimos dias, o programa Estrada Boa, que visa restaurar e revitalizar rodovias estaduais. Segundo levantamento da própria Secretaria de Infraestrutura Estadual, atualmente, mais de 73% das rodovias estaduais apresentam condições de regular a péssima e o Estrada Boa almeja elevar as rodovias catarinenses para as categorias de bom e ótimo. O governador Jorginho Mello (PL) esteve nos últimos dias, em São Lourenço do Oeste, onde anunciou que nesta primeira etapa o programa deve contemplar 38 rodovias, entre elas a SC-305, trecho de 28 quilômetros entre Campo Erê e São Lourenço, contudo não especificou se o projeto a ser executado será em concreto ou em asfalto.
SC-161 não será contemplada
No mês passado, o quilômetro nove da SC-161, entre Palma Sola/SC e Flor da Serra do Sul/PR, passou por uma obra de reconstrução de base asfáltica. Na ocasião, o coordenador regional de infraestrutura no Extremo Oeste, Everaldo Di Berti, esteve em Palma Sola acompanhando a obra e adiantou que o governo do estado faria esse anúncio. “A partir de 1º agosto. O governador fará o anúncio, praticamente todas as rodovias de Santa Catarina vão ser revitalizadas, a SC-161, que é avaliada pelo estado como ruim/péssima, já tem projeto, que contempla inclusive terceiras faixas, junto com a questão da drenagem e acostamento, aguardamos apenas a licitação”, explicou Everaldo na ocasião.
A situação da SC-161 não mudou, ou seja, ainda está passando pelos trâmites de orçamento e licitação e não será contemplada nesse primeiro pacote de obras anunciado pelo governo. Everaldo explica que foram contempladas obras que já estavam prontas para iniciar, ou seja, que já passaram pelos trâmites de licitação ou já receberam ordem de serviço e estavam paralisadas, a exemplo da SC-305.
“Palma Sola tem só o projeto, não foi feita licitação, não há nem orçamento, então deve ser contemplada em um segundo momento. Nesse primeiro momento teremos R$ 2,1 bilhões de investimentos através de financiamentos do BNDES. Essas obras iniciam agora em agosto. São 38 obras. As outras, que também irão acontecer, vão ser num segundo financiamento que o governo está preparando, através do Banco Mundial”, afirma o coordenador regional. “Com certeza Palma Sola está entre as prioridades, será revitalizada, mas não agora. Não há como passar Palma Sola na frente de Campo Erê, onde a obra já estava licitada. Agora vai ser dada a ordem de serviço, já que antes, segundo o governo, não tinha dinheiro”, reiterou Everaldo.
Ele afirma que é possível que a licitação da SC-161 possa sair ainda neste ano, já que os trâmites burocráticos levam de dois a três meses. “Estamos ansiosos para que saia, pois ano que vem é ano eleitoral e se não sair até fevereiro ou março, antes do período eleitoral, não vai sair e o governo tem pressa, tanto que, Jorginho pede urgência em todas as obras”, enfatizou o coordenador.
A SC-305
Questionado sobre a SC-305, entre Campo Erê e São Lourenço, Everaldo não soube informar se a rodovia será revitalizada em asfalto ou em concreto, como previa o projeto original do ex-governador, Carlos Moisés (Republicanos). Para quem não recorda, no dia 16 de dezembro, o ex-governador, esteve em Campo Erê, realizando a assinatura da ordem de serviço para revitalização da SC-305. 28 quilômetros da rodovia deveriam receber pavimentação em concreto e 17 quilômetros seriam duplicados, com a construção da terceira faixa. O projeto ainda contempla a criação de mini trevos de acesso às comunidades que ladeiam a rodovia. O investimento era previsto em R$ 119,4 milhões.
Ao assumir como governador, Jorginho cancelou a ordem de serviço da obra, alegando que o documento assinado em dezembro de 2022, era inválido. Na ocasião, a Secretaria de Infraestrutura do Estado anunciou que faria readequação no projeto, com objetivo de diminuir o valor final da obra: “Diminuir de R$ 4,2 milhões por quilômetro, para algo em torno de R$ 1 milhão, que é a média das rodovias federais da região”, dizia a outra nota divulgada pela secretaria, neste caso substituindo o concreto pelo asfalto.
Everaldo afirma que há duas versões, uma delas prevê a revitalização e aumento da capacidade da rodovia em concreto, conforme o projeto original de Moisés. A outra, prevê que a obra seja feita em pavimento flexível (asfalto borracha). “Provavelmente se mantém o projeto original, pois como já vai se iniciar a obra não há como mudar o projeto, pois entra em novo processo de licitação, tomada de orçamento e afins, que levaria três ou quatro meses. Mas existe essa outra versão, que a obra será feita com pavimento flexível”, acrescenta Everaldo, que também não soube informar quanto será investido na SC-305, nem quando a obra deve iniciar.