30/08/2023 às 09h00min - Atualizada em 30/08/2023 às 09h00min
Mais 120 animais são castrados
53 castrações, destinadas aos tutores de animais de baixa renda, foram subsidiadas pelo município
Redação
No dia 24, a Carreta Castra Móvel esteve novamente em Palma Sola, promovendo a quarta Edição do Mutirão de Castração de cães e gatos. Foram castrados 120 animais, desde a primeira edição do projeto, estima-se que mais de 500 cães e gatos foram castrados. Além de ser a principal medida de controle populacional de animais, reduzindo o número de animais de rua, a castração pode prevenir diversos problemas de saúde que acometem cães e gatos.
Das 120 castrações 67 foram realizadas de forma particular, às outras 53 castrações foram subsidiadas pela administração municipal, que disponibilizou cerca de R$ 12 mil para realizar castrações sociais, destinadas apenas aos munícipes de Palma Sola que estão inscritos no CadÚnico ou no Bolsa Família.
Conforme o assessor de gestão, Juliano Zandoná, hoje a castração é o melhor caminho para diminuir a população de animais de rua. “Muitas pessoas reclamam do número de animais errantes, que estão na rua, mas uma das formas de fazer esse controle da população é cada um assumir sua responsabilidade e castrar seu animal. Sabemos que não é o caminho mais rápido, essa diminuição populacional não ocorre de um dia para o outro, são quatro anos de castração e ainda vemos animais na rua, mas o município está fazendo sua parte, oferecendo esse serviço”, acrescenta Juliano.