Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
11/09/2023 às 14h00min - Atualizada em 11/09/2023 às 14h00min

Mais independência para os idosos

Dona Margarida nunca dirigiu, nunca teve carteira de motorista e seu primeiro veículo foi justamente um triciclo elétrico. Ela que antes dependia do táxi para ir ao supermercado, faz tudo sozinha

Redação
Divulgação
Envelhecer é um processo natural. Os cabelos brancos, o enfraquecimento dos sentidos e as linhas de expressão mais profundas fazem parte desse processo biológico. Ao ver uma pessoa de mais idade podemos logo presumir que ela precisa de ajuda para tomar decisões ou realizar tarefas, mas a realidade é que a maioria dos idosos querem continuar dirigindo, morando sozinhos, cuidando da vida financeira, entre outras atividades cotidianas. Eles querem manter sua independência.
Ser independente é conseguir fazer algo sozinho, com seus próprios meios e sem a necessidade de contar com o auxílio de outras pessoas. Dona Margarida Brun nunca dirigiu, nunca teve carteira de motorista e seu primeiro veículo foi justamente um triciclo elétrico, adquirido há cerca de dois meses. Margarida mora em Palma Sola, ela conta que a compra do triciclo foi motivada pelas dores no joelho, que sentia ao percorrer longas distâncias. Viúva e com os filhos morando longe, quando tinha que ir ao mercado, por exemplo, ou ir para algum lugar mais longe, ela precisava chamar um táxi. Agora, quando tem compromissos na cidade, Margarida consegue ir e voltar sozinha.
“As primeiras vezes fiquei com medo, mas um dia eu precisava muito sair, então subi no triciclo e fui, deu tudo certo. Eu não corro, vou devagar, então dá tudo certo. O maior problema foi entrar na garagem e ré, mas aprendi. Como diz a minha amiga Helena, que também tem um triciclo, agora estou craque”, afirma dona Margarida, relatando que nesses dois meses de uso, só precisou carregar o triciclo uma vez.
“Eu gosto muito, trouxe mais autonomia, consigo fazer as minhas coisas sozinhas. Muitas mulheres já me falaram que querem comprar, mas que o problema é o preço, mas para quem não tem ou não pode ter carteira de motorista, é o triciclo que a gente precisa”, finaliza.
Margarida adquiriu o triciclo elétrico Plus Sousa na cidade de Palma Sola, pagou R$ 8,5 mil. Bianca Samara Nardis e Rudinei Nottar, proprietários da Bike Shop, que vende o produto, falam sobre as especificações do produto e o aumento da procura pelos triciclos.
“Vendemos primeiro em outubro, para dona Diles. Ela chegou aqui com fotos e vídeos do que ela queria. A partir daí começamos a buscar um fornecedor. Os outros que vendemos foram para amigas dela, que deram uma volta e se interessaram”, relata Bianca. Ainda segundo ela, foram vendidos modelos de um e de três lugares.
Os dois modelos têm capacidade de percorrer até 40 quilômetros por carga e contam com três velocidades: um (até 15 km/h), dois (até 25 km/h) e três (até 32 km/h). Ainda possuem faróis, o que possibilita a locomoção no período da noite, buzina, sensor de ré sonoro e as setas. Ainda possui baú para armazenamento. “Para andar com um triciclo não precisa ter carteira de motorista, justamente por isso ele vem bem equipado. Ele é elétrico, o tempo de carga é de cerca de cinco horas, cada carga custa 50 centavos. Ou seja, a cada 40 quilômetros você gasta 50 centavos”, enfatiza Rudinei.
Conforme Rudinei e Bianca, a procura pelos triciclos está aumentando e a procura maior por parte dos idosos. “Temos uma loja em Dionísio Cerqueira também, lá estão pedindo. Como é algo relativamente novo na região, temos pessoas de São José do Cedro, Princesa, Guarujá do Sul e Flor da Serra do Sul pedindo”, relata Rudinei.
 “Ele foi criado para cadeirantes e pessoas que têm limitações para se locomover, ao longo do tempo ele foi adaptado para pessoas idosas. O mais interessante é que cria autonomia para ir ao mercado, fazer passeios pela cidade por exemplo”, finaliza Bianca.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90