Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
22/09/2023 às 17h45min - Atualizada em 22/09/2023 às 17h45min

Participe da campanha Penso, Logo Destino

Separe seus eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias. A prefeitura está coletando e dando o destino correto a esses materiais

Redação
Esta é a segunda rodada do programa Penso, Logo Destino que Palma Sola realiza em 2023. (Foto: Igor Vissotto)
Está acontecendo em Palma Sola mais uma edição do Penso, Logo Destino. Esse é um programa estadual, idealizado pela Coordenadoria Regional do IMA (Instituto do Meio Ambiente) de Florianópolis em 2019, que tem como finalidade a conscientização sobre o descarte correto dos resíduos sólidos. Entre os produtos que são coletados através do programa estão lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias. Em Palma Sola e demais municípios da região o foco é coletar os eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias.
Conforme o diretor de meio ambiente Daniel Delevatti, os materiais e seus resíduos estão sendo recebidos na garagem da prefeitura, em frente a Secretaria de Assistência Social. Esta é a segunda rodada do programa que Palma Sola realiza em 2023. “Nós não estamos recebendo máquinas de lavar e fogões”, afirma Daniel.
Para quem entregar os demais materiais (eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias), Daniela pede que alguns cuidados sejam tomados: “Primeiro em relação as lâmpadas, por conta do pó químico que há dentro delas, é necessário cuidado ao manusear, se possível usar luva ou máscara. Se uma lâmpada quebrar não fique muito tempo no local, de preferência, espere alguns minutos para limpar, para que esse pó químico baixe. Outro cuidado é em relação a separação, as lâmpadas maiores podem ser colocadas em fardos de 10, já as menores, podem ser colocadas em caixas, onde deve estar anotado o número de lâmpadas que estão armazenadas”, explica o diretor.
Ele ainda lembra que, esses materiais são recolhidos e armazenados o ano todo, não apenas nos períodos de campanha. Qualquer munícipe, pode, em qualquer época do ano, levar seus resíduos até a garagem da prefeitura, basta chegar e falar com o Clair Frare.
Essas pilhas, lâmpadas e eletrônicos, serão levados até o ponto de consolidação mais próximo, no caso de Palma Sola até São José do Cedro, de lá, os materiais são recolhidos por uma empresa que faz o tratamento e a destinação correta.
“Pedimos que quem tem esses materiais traga até o dia quatro, já que essa remessa será levada para Cedro no dia 6, onde será coletada pela empresa. Para intensificar a recolha estaremos disponibilizando mais um ponto de coleta, são dois contentores em frente à prefeitura, um para as lâmpadas e outro para eletrônicos e pilhas”, finaliza Daniel.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90