Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
04/10/2023 às 14h32min - Atualizada em 04/10/2023 às 14h32min

Projeto Novo lar está orçado em R$ 1 milhão e 900 mil

A Unoesc uniu-se à Aprisco para desenvolver o projeto da nova sede da instituição em São José do Cedro

São José do Cedro
Imprensa Unoesc/Redação
Divulgação/O projeto conta com espaços individuais, quartos com banheiros, salas de estar e estudos, refeitório, áreas de lazer e espaços para receber familiares.
O projeto Novo Lar une os acadêmicos da Unoesc com a nobre missão da Associação Beneficente, Social, Educacional e Cultural (Aprisco), de São José do Cedro, e está transformando vidas e criando um novo lar para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A Aprisco é uma instituição que acolhe crianças e adolescentes, menores de 18 anos, que foram vítimas de maus-tratos, abandono familiar ou tiveram seus direitos violados. Com um foco especial em atender casos complexos da região do Extremo Oeste, Oeste e Planalto Norte de Santa Catarina, a Aprisco enfrenta desafios devido à alta demanda e à complexidade das situações, tornando essencial a busca por uma nova estrutura física. Atualmente a Aprisco conta com uma estrutura construída de 660 metros quadrados, que atende 20 crianças e adolescentes, dos 0 aos 18 anos de idade.  
Nesse contexto, a Unoesc, por meio do Curso de Engenharia Civil do Campus de São Miguel do Oeste, uniu-se à Aprisco para desenvolver o Projeto Arquitetônico e Projetos Complementares da nova sede da instituição. O projeto é parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos acadêmicos da 10ª fase, Ana Carolina Folmer, Luiz Câmara Antonietti e Maria Eduarda Mileski, sob a orientação dos professores Suélen Cristina Mazzardo, Loivo Bertoldi, Rafael Cassol Basso e Jeferson Douglas Breitenbach.
A colaboração começou com uma visita à atual sede da entidade, em São José do Cedro, no mês de agosto, quando os estudantes e professores tiveram a oportunidade de compreender a realidade da associação e avaliar as necessidades para o projeto. Em setembro, representantes da Aprisco se reuniram com os estudantes e professores no Escritório Modelo de Engenharia Civil (EMEC) da Unoesc, em São Miguel do Oeste, para apresentação da proposta do projeto arquitetônico, que tem uma área estimada de 700 metros quadrados em nível térreo, a ser construída, em um lote urbano de 1.020 metros quadrados. Conforme o Diretor da Aprisco, Ismael Batista, o projeto ainda contempla a parte estrutural, hidráulica, elétrica, bem como a adequação à legislação do Corpo de Bombeiros, vigilância sanitária, e demais projetos complementares.
O projeto está sendo desenvolvido neste segundo semestre letivo e visa criar um ambiente acolhedor e adequado para atender crianças e adolescentes com dignidade. Planejado com acessibilidade e segurança, ele visa proporcionar espaços individuais e reservados, quartos com banheiros, salas de estar e estudos, refeitório, áreas de lazer e espaços para receber familiares.
Ainda segundo Ismael, estima-se o investimento de de R$ 1 milhão e 900 mil na obra.Considerando que a Associação não possui fontes de rendas própria, estão sendo buscadas emendas junto a deputados estaduais e federais. “Já solicitamos para que repassem emendas parlamentares para a nossa instituição, para que possamos fazer esse importante obra. Com a conclusão do projeto Novo Lar estaremos realizando nosso sonho de melhorar a qualidade de nosso trabalho, principalmente no que diz respeito aos nossos acolhidos”
O Coordenador do Curso de Engenharia Civil, professor Loivo Bertoldi, destaca a nobreza do projeto. “Quando fomos procurados pela Aprisco, fomos envolvidos pela missão que temos enquanto Instituição e como seres humanos: valorizar a vida e ao semelhante. Para o Curso de Engenharia Civil, ver um estudo acadêmico de TCC, desenvolvido por estudantes e professores, comprometidos com a transformação social, é transcender os limites da Universidade e extremamente gratificante. Podermos participar ativamente não como coadjuvante, mas sim como atores de transformação social da vida de crianças e adolescentes abandonadas, socialmente vulneráveis e que tiveram seus direitos violados, engrandece-nos. Através da empatia, tornamo-nos profissionais e seres humanos melhores” reforça Bertoldi.
A estudante de Engenharia Civil, Maria Eduarda Mileski, destaca que o projeto reflete o trabalho realizado pela equipe da Aprisco. “Ter a oportunidade de desenvolver um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso com a finalidade de transmitir sentimentos de acolhimento e afeto a crianças e adolescentes, que se encontravam em situações de vulnerabilidade é, sem dúvidas, gratificante. O trabalho realizado pela equipe do Lar Aprisco é lindo e transforma vidas”, enaltece Maria Eduarda.
O diretor administrativo da Aprisco, Marcos Costa, expressou sua gratidão pela parceria. “Nossos mais sinceros agradecimentos pela parceria, comprometimento e profissionalismo dos professores e estudantes envolvidos na construção do projeto Novo Lar, através do Curso de Engenharia Civil da Unoesc. Esse projeto proporcionará aos nossos acolhidos uma melhor qualidade de vida, bem como, contribuir para o desenvolvimento pessoal de todos os envolvidos. São parcerias como essas que tornam possível realizarmos os sonhos daqueles que estão convivendo conosco em nosso acolhimento institucional. Com essas parcerias somos bem mais fortes, o que faz com que nossas metas e objetivos sejam atingidos num menor espaço de tempo e com maior viabilidade”, finaliza Costa.
 
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90