Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
18/10/2023 às 09h00min - Atualizada em 18/10/2023 às 09h00min

Usina para de tratamento de resíduos

A ideia que está sendo apresentada aos municípios ligados ao Conder pode ser executada nos próximos anos

Reunião entre lideranças municipais e representantes do Conder apresentou o programa Lixo Zero. (Foto: Divulgação)
Na última semana, Palma Sola recebeu uma comitiva do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional – Conder, com objetivo de apresentar ao município um programa para o tratamento dos resíduos domiciliares. O programa denominado de Lixo Zero está sendo ofertado aos 29 municípios ligados ao Conder.
Conforme Daniel Felipe Delevatti, da Secretaria de Meio Ambiente, o projeto prevê a instalação de uma usina de tratamento de resíduos sólidos convencionais [que são aqueles lixos de cozinha] e que será projetada para atender a demanda dos municípios interessados. Daniel ainda explica como funciona a usina. “Basicamente ela separa a parte orgânica da inorgânica, destinando a parte orgânica para um biodigestor, para geração de energia elétrica e para obtenção de adubo, já a parte inorgânica é triturada e utilizada para fabricação de produtos, como o paver, por exemplo”.
A coleta no de lixo em Palma Sola não mudaria, a grande diferença é que ao invés do resíduo ser destinado a um aterro sanitário ele se torna novamente matéria prima.
Este é apenas o primeiro passo do Conder em relação à usina e Palma Sola se mostrou interessada em fazer parte do projeto. O Conder ainda está reunindo os municípios interessados, posterior a isso serão elaborados os projetos do empreendimento, para então ser executado. “É a iniciativa de um projeto importante que vai ser concretizado nos próximos anos”, enfatiza Daniel.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90