Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
01/11/2023 às 11h30min - Atualizada em 01/11/2023 às 11h30min

Mulheres de 25 a 64 anos devem fazer o exame preventivo anualmente

As mulheres sexualmente ativas de 25 a 64 anos devem fazer o preventivo do colo de útero anualmente, acima dos 64 e abaixo dos 25 anos, uma vez a cada dois anos

Redação
A quantidade de exames tem sido desproporcional ao número de mulheres palmassolenses, por isso Elizandra orienta as mulheres de 25 a 64 anos fazer o exame anualmente, acima dos 64 e abaixo dos 25 uma vez a cada dois anos.
O Ministério da Saúde (MS) recomenda que mulheres entre 25 a 64 anos, idade considerada como período ativo da mulher, realizem uma vez ao ano o exame preventivo do colo de útero, conhecido também como papanicolau ou exame de lâmina. É um exame de rotina para a prevenção da saúde da mulher, que tem como função detectar possíveis alterações no colo do útero e tratar precocemente as alterações das células.
A Secretária de Saúde do município de Palma Sola, Elizandra da Silva, explica que as alterações são classificadas em: NIC I, NIC II, NIC III e NIC IV. “Quando uma mulher é diagnosticada com alteração NIC I e NIC II, é considerada uma alteração leve que pode ser apenas uma infecção. A partir do NIC III se torna preocupante, sendo necessário a consulta com um especialista para poder saber a origem da alteração”, relata Elizandra.
O exame preventivo é realizado pela equipe de enfermagem do posto de saúde da unidade central. Para a realização é necessário que as mulheres palmassolenses agendem o seu dia, com isso as enfermeiras realizam uma pré-avaliação e após isso é feito a coleta. “A análise do exame é enviada para um laboratório credenciado de Joaçaba-SC. É coletado o material, colocado em uma lâmina e enviado para a análise, após isso é que vem o resultado”, explica Elizandra.
A Secretária de Saúde orienta que toda mulher ativa sexualmente deve realizar esse exame. Entre 25 a 64 anos deve ser feito uma vez ao ano. Acima dos 64 e abaixo dos 25 anos, devem ser feitos uma vez a cada dois anos. Em casos de alteração precisa ser feito conforme orientação médica. “Percebemos que muitas mulheres têm realizado o exame duas vezes ao ano, não é errado, mas entendemos que seja desnecessário para a mulher se ela não tiver alteração”, conta a mesma.
Para melhor organização tanto das mulheres quanto da equipe da unidade de saúde é recomendado que esses exames sejam realizados em outubro ou no mês do aniversário de cada mulher. “É uma forma da pessoa se organizar e saber que pode ser feito o exame apenas uma vez ao ano”, explica Elizandra.
Elizandra relata que a quantidade de exames anuais tem sido desproporcional a quantidade de mulheres palmassolenses, o que tem feito o MS questionar o município. “Eles questionam devido a orientação dada que entre 25 a 64 anos devem ser feitos anualmente e acima dos 64 e abaixo dos 25 anos, uma vez a cada dois anos”, ressalta Elizandra.
O MS preconiza até os 64 anos o exame preventivo do câncer do colo de útero, porque são diferentes as ações do câncer do colo de útero e o câncer de mama. No câncer de mama conforme o aumento da idade aumenta o risco. O preventivo do colo de útero é ao contrário, quanto maior a idade menor é o risco. A Secretária de Saúde explica que a partir dos 65 anos é reduzido o risco de ter câncer no colo de útero.
 
Outubro Rosa
No mês de outubro foi realizada a campanha do Outubro Rosa no município. A equipe de enfermagem juntamente com a secretaria de saúde realizou a coleta do exame das mulheres de algumas empresas do município e também na comunidade do Cerro Azul. No decorrer do ano a coleta é feita na unidade de saúde central.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90