Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
22/11/2023 às 09h30min - Atualizada em 22/11/2023 às 09h30min

Palma Sola conta com Fiscal Sanitário

Caroline é responsável por fiscalizar o comércio de alimentos, estabelecimentos de saúde e residências quanto às condições de higiene, qualidade da água e esgotamento sanitário

Em nome da Secretaria de Saúde, Edite e Elizandra dão boas vindas a Caroline. (Foto: Sofia Bertolin)
A Secretaria de Saúde de Palma Sola conta com uma nova profissional. Caroline Morosini, natural de São Miguel do Oeste, assumiu na última semana como Fiscal Sanitária. O cargo que existe há pouco tempo, foi instituto a partir da Reforma Administrativa. Caroline ficará responsável por fiscalizar o comércio de alimentos, estabelecimentos de saúde e residências quanto às condições de higiene, qualidade da água e esgotamento sanitário, além da emissão de alvarás sanitários de funcionamento. Ambas as atribuições têm como objetivo a prevenção, evitando a proliferação de doenças e pragas, resultando na promoção da saúde da população. “Comecei na segunda-feira, dia 13. Neste momento ainda estou organizando os arquivos que temos aqui”, informa a profissional.
Conforme explica a secretária de saúde, Elizandra da Silva, o município estava carente deste profissional: “Antes da reforma tínhamos o cargo de agente de fiscalização. Era um cargo menor que exigia apenas o ensino médio e em virtude disso tinha um salário reduzido. Vale pontuar que esse cargo exige que o profissional dê a cara a tapa e puxe a frente para promover ações de fiscalização, interna e externa, dentro do município. Por esses motivos encontrávamos dificuldades de ter/manter esse profissional”.
Para assumir como Fiscal Sanitário há a exigência de ter um curso superior voltado à área da saúde, além é claro, de passar no concurso público. “Caroline é nutricionista de formação e passou no concurso. Nas próximas semanas ela passará por uma capacitação, através da nossa Regional de Saúde de São Miguel do Oeste, para que possa exercer todas as suas atribuições”, explica Elizandra.
Além de trabalhar em conjunto com a regional de São Miguel do Oeste, Caroline trabalhará com as equipes de endemias. Quando uma padaria abrir, por exemplo, a profissional fará as orientações sanitárias, de acordo com leis e portarias, bem como, a liberação do alvará de funcionamento. “Este trabalho já era feito antes, mas ficamos por vários períodos sem um profissional específico pra isso, então dependíamos do pessoal da Regional”, informa a enfermeira responsável pelo setor de epidemiologia, Edite Cirino.
A secretária Elizandra conclui informando que a Secretaria de Saúde recebe Caroline de braços abertos: “Desejando que ela fique aqui por muito tempo, para que não fiquemos desassistidos e tenhamos uma continuidade nos trabalhos”, finaliza a secretária.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90