Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
26/12/2023 às 14h36min - Atualizada em 26/12/2023 às 14h45min

Revisão veicular traz segurança e economia

O mecânico Paulo Zanatta alerta para a importância da revisão veicular e da manutenção preventiva

Da redação
ASO/Sofia Bertolin
Para muita gente, fim de ano é sinônimo de pegar a estrada, mas antes de dar partida é importante verificar se o veículo está em dia. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) as rodovias federais registraram uma morte a cada duas horas em 2022, totalizando 5.426 vidas perdidas. Ainda segundo o órgão, entre 2011 e 2020, mais de 59 mil acidentes foram causados por defeito mecânico no veículo, sendo que 1.300 resultaram em vítimas fatais. Para que as sonhadas férias não se tornem um pesadelo, é essencial fazer a revisão veicular e a manutenção preventiva.
O mecânico Paulo Zanatta trabalha no município de Palma Sola há 15 anos, com 40 anos de experiência na área, ele explica que os itens mais importantes para verificar na hora da revisão são suspensão e freios, mas também devem ser verificados o motor e a parte de injeção. “Com a correia dentada, por exemplo, na revisão a gente vai olhar se está boa ou se está ruim e troca caso necessário. Agora se você não sabe que ela está ruim e sair viajar, pode ser que ela estoure e estrague o motor, aí o prejuízo é bem maior. Ao trocar o filtro de combustível, que é algo muito barato, você evita que a bomba, que custa o triplo, estrague. Por isso é importante fazer a revisão e a manutenção preventiva, tanto para ter segurança na hora de dirigir quanto para evitar gastos maiores no futuro”, relata o mecânico.
Além de fazer a revisão e a manutenção do veículo, Paulo alerta para que as pessoas não deixem para última hora, pois tanto as mecânicas quanto os fornecedores de peças tiram férias. “No fim de ano o pessoal recebe o décimo e quer viajar, então vem pra oficina procurando a revisão, mas não deixem para fazer na última semana de dezembro, porque muitas vezes não dá tempo de fazer e como tudo acaba fechando nessa época, se precisar trocar alguma peça é mais difícil de conseguir”, enfatiza.
Questionado sobre a periodicidade da revisão, Paulo recomenda que aqueles que andam muito façam de seis em seis meses, junto com a troca de óleo. Quem anda pouco pode fazer anualmente. 
 
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90