Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
11/01/2024 às 08h13min - Atualizada em 11/01/2024 às 08h13min

Palma Sola receberá ponto de Inclusão Digital do Judiciário de SC

A iniciativa busca maximizar o acesso à Justiça aos idosos, pessoas carentes, sem acesso à internet ou sem conhecimento de tecnologia e que não poderiam se deslocar até o fórum das comarcas-sedes

Palma Sola
Assessoria de Imprensa/NCI
Reprodução
O município de Palma Sola, que pertence à comarca de Anchieta, no Extremo Oeste, será o próximo a receber um Ponto de Inclusão Digital (PID) no Estado, iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) no âmbito do programa Justiça Mais Perto. Será o quarto ponto instalado no Estado, que já conta com PIDs nas Casas da Cidadania dos municípios de Botuverá, Nova Trento e Canelinha.
O PID será instalado na próxima terça-feira, dia 16. A solenidade de inauguração ocorre na Casa da Cidadania e contará com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
A iniciativa segue recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e busca maximizar o acesso à Justiça e resguardar os excluídos digitais em municípios que não são sede de comarca para atendimentos e realização de atos processuais, sem a necessidade de deslocamento até a cidade-sede da comarca. Com mais de 7.600 habitantes, Palma Sola fica a quase 30 quilômetros de distância do município de Anchieta.
Desde julho de 2023, os munícipes de Botuverá, Nova Trento e Canelinha já contam com PIDs nas respectivas Casas da Cidadania. Em reunião de avaliação sobre o trabalho promovido, servidores que atuam nas unidades destacaram a importância de tal iniciativa, considerada um avanço na democratização e na universalização do acesso à Justiça.
Destaque para o atendimento a idosos, pessoas carentes, sem acesso à internet ou sem conhecimento de tecnologia e que não poderiam se deslocar até o fórum das comarcas-sedes por questões financeiras ou falta de transporte público.
Dentre os atendimentos realizados, destacam-se audiências, Balcão Virtual, consultas processuais, triagem em demandas pré-processuais, nomeação de advogados dativos, atermações, informações e orientações em geral. Os PIDs funcionam, em geral, um dia por semana no horário de expediente do TJSC.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90