Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
16/01/2024 às 17h45min - Atualizada em 16/01/2024 às 17h45min

Depois de duas eleições Conselho Tutelar toma posse em Flor da Serra

No pleito eleitoral de outubro apenas três conselheiras foram eleitas, sendo necessário realizar uma eleição extraordinária no

Após alguns percalços, a presidente do CMDCA, Teya Girardi, comemora a posse das cinco novas conselheiras e suas suplentes. (Foto: Divulgação)
Após duas eleições, novas Conselheiras Tutelares tomaram posse em Flor da Serra do Sul. Quem dá mais detalhes é a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Maristela Girardi, popular Teya.
Teya conta que durante 2023, alguns conselheiros pediram exoneração, devido a interesses particulares, e o Conselho Tutelar, que contava com cinco membros, ficou desfalcado. “Foram chamados todos os suplentes e mesmo assim tivemos que fazer uma extraordinária, que seria uma eleição indireta, onde os membros do CMDCA realizaram a escolha de alguns conselheiros que se inscreveram para esse processo. Essa formação de conselheiros trabalhou até o dia 9 de janeiro”, relata Teya.
No dia 1º de outubro de 2023, ocorreu em todo o país, a eleição unificada para os novos conselheiros tutelares e em Flor da Serra não foi diferente, algumas pessoas se inscreveram e dentro do processo eleitoral, foram ficando para trás, por motivo de não comparecimento em algumas etapas da eleição ou por não passarem na prova de conhecimento, por exemplo. Então, no dia 1º de outubro foram eleitas apenas três conselheiras.
“Como precisávamos de cinco conselheiros para assumir no dia 10 de janeiro, mais os suplentes, houve a necessidade de fazer uma nova eleição extraordinária, que aconteceu em dezembro. Tivemos mais candidatos, que se elegeram por voto popular com urna eletrônica. Assim, conseguimos suprir nossa necessidade quanto a membros titulares e suplentes”, destaca a presidente.
Com o sucesso da eleição extraordinária, a partir do dia 10 de janeiro, assumiram as conselheiras tutelares: Neuza Caramori Barcella, Márcia Martins, Marisa Rauber, Juliana de Oliveira e Josiane Chaviel da Rosa.
Para realizar todos os trâmites eleitorais, seja da eleição indireta, da unificada e da extraordinária, o CMDCA contou com amparo e as orientações do Ministério Público. “Fizemos as eleições porque sabíamos da necessidade de ter o Conselho Tutelar completo, para que o trabalho fosse realizado da melhor maneira possível. Nesta última eleição tivemos muitas candidatas e votos, sinal que a população entendeu que é necessário dar o aval ao trabalho das conselheiras. Mesmo com alguns entraves ficamos felizes, pois no final o saldo foi positivo e quem ganha é a População de Flor da Serra e principalmente as crianças e adolescentes, que não ficam desamparadas em relação aos seus direitos”, conclui Teya.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90