Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
03/02/2024 às 11h14min - Atualizada em 03/02/2024 às 11h14min

Criança de quatro anos é internada com dengue e sangramento no nariz

Isabela tem quatro anos e está internada em Palma Sola. Além febre alta, diarreia e cólicas abdominais, a criança apresentou sangramento nasal

Palma Sola
Da redação
Divulgação/Família
Isabela Tumelero, uma criança de quatro anos, está internada no município de Palma Sola, com suspeitas de ter contraído dengue hemorrágica. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue pode se manifestar de forma leve ou assintomática na maioria dos casos, mas algumas pessoas podem desenvolver a forma grave, também chamada de dengue hemorrágica.
Conforme informações repassadas pela família, desde terça-feira, dia 30, Isa começou a apresentar febre alta, entre 38°C e 39°C, logo em seguida teve diarreia e fortes cólicas abdominais. A princípio, a família pensou que a criança estava com uma gripe forte, a preocupação aumentou na madrugada de quinta-feira, quando Isabela acordou com o travesseiro todo manchado de sangue.
“Levantei pra ver a febre dela, estava em 39°C, me saltei ao ver o nariz dela sangrando e o travesseiro manchado com sangue. Em quatro anos isso nunca havia acontecido. Ao mesmo tempo, ficamos sabendo que a outra avó [de Flor da Serra do Sul] deu positivo para dengue, após sentir muitas dores no corpo. O sangramento persistiu, então internamos com ela, está em observação e o médico não descarta encaminhá-la para o Regional”, relata a avó palmassolense, Justina Gonçalvez Tumelero.
Isabela fez o teste rápido, que também deu positivo para dengue. Ela passou por mais exames de sangue, que foram encaminhados à São Miguel.
Isabela esteve na casa da avó, em Flor da Serra do Sul/PR, tanto ela quanto a avó positivaram para dengue. Como a irmã Liz, que também passeou na da avó, não pegou a doença, a família não tem certeza se Isa pegou dengue em Palma Sola ou em Flor da Serra. “Na quinta-feira, dia 1º, completou uma semana que ela voltou de Flor da Serra, não sabemos por quanto tempo a doença permanece no organismo, então não sabemos onde ela pegou”, informa Justina.
 
Palma Sola
Atualmente o município de Palma Sola conta com 12 focos de coleta de larvas positivas para Aedes Aegypti e três casos positivos para dengue. Segundo a Secretaria de Saúde, a suspeita é que os três sejam importados.
Nas últimas semanas o município ampliou o trabalho de combate ao Aedes Aegypti, com aplicação de inseticida em pontos estratégicos. Através de uma nota nas redes sociais do município de Palma Sola, a Secretaria de Saúde reforçou a importância do uso diário de repelente e a eliminação de criadouros do mosquito: “Dengue também mata, ou todos colaboram ou vamos entrar numa epidemia com sérios transtornos à saúde de todos!”.
 
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90