Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
01/03/2024 às 10h00min - Atualizada em 02/03/2024 às 10h00min

Combater a dengue é dever de todos nós

Estado decretou situação de emergência em razão do aumento de casos e mortes por dengue. Município pede que população reforce os cuidados e elimine possíveis criadouros

Palma Sola é um dos municípios com médio risco de transmissão de dengue. (Foto: Imagem ilustrativa)
Conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Palma Sola, o município já registrou 15 focos de coleta de larvas positivas para Aedes Aegypti. Além disso, foram três casos positivos para dengue. “Foram casos importados. Atualmente não temos casos suspeitos ou pacientes aguardando exame”, esclarece Edite Cirino, enfermeira responsável pelo setor de epidemiologia de Palma Sola.
Edite completa recomendando que os munícipes usem repelente e eliminem tudo o que possa servir de criadouro para o mosquito depositar seus ovos, isso inclui evitar o acúmulo de água parada em recipientes como pneus, vasos de planta, potes de água e ração de animais domésticos e caixas d’água mal vedadas.
 
Em Santa Catarina
Santa Catarina possui 47 municípios em alto risco de transmissão de dengue, segundo o boletim epidemiológico sobre o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) de 2024, divulgado na última sexta-feira (23). Entre esses municípios estão Anchieta, Guarujá do Sul e São José do Cedro.
De acordo com o documento, em 2023, foram registrados 41 municípios que apresentavam os mesmos índices da doença no Estado.
O relatório revela também que 69 municípios apresentam médio risco de transmissão de dengue, entre esses municípios estão Palma Sola e Campo Erê. Outros 34 municípios, apresentam baixo risco.
O Estado já registrou dez mortes por dengue em 2024. Desses, sete casos ocorreram em Joinville, um em Araquari, um em Itajaí e um em Itapiranga.
Neste ano, já foram registrados 17.696 casos prováveis de dengue em 177 cidades de Santa Catarina. Também foram identificados 12.885 focos do Aedes aegypti em 215 dos 295 municípios. A alta em números de casos confirmados e mortes fez com que oito cidades de Santa Catarina decretassem situação de emergência pela doença. Na última semana, o governo do estado publicou um decreto que institui situação de emergência em toda Santa Catarina, em razão do aumento de casos e mortes por dengue.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90