Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
16/03/2024 às 10h00min - Atualizada em 16/03/2024 às 10h00min

Creche Pró-infância conta com novas salas de aula

Com a ampliação, a creche volta a atender as turmas de pré I e II, que por falta de espaço, eram atendidas na Xavantes

O espaço para ampliação fica embaixo da ala nova. (Foto: Sofia Bertolin)
A Creche Pró-Infância, do município de Anchieta, conta com novas salas de aula, refeitório e banheiros. Com a ampliação, a creche passa a atender, além das turmas de maternal, as turmas de pré, que por falta de espaço eram atendidas na escola Xavantes.
Atualmente – sem contar as crianças do período integral, que tem apenas uma matrícula, mas ficam na escola o dia todo – a creche atende mais 120 alunos, no ano passado eram cerca de 95. De 2023 para 2024, foi possível ampliar o atendimento para três turmas.
Conforme a diretora da Creche, Neli Thuns, as duas novas salas são amplas, com boa ventilação e iluminação. Segundo ela, o diferencial é que o espaço para armazenamento de brinquedos e materiais fica à parte, deixando as paredes das salas completamente livres de prateleiras e armários. A nova ala conta com refeitório que também é usado pelas crianças como espaço de brincadeiras.
Também foram adquiridos novos mobiliários, como mesas e cadeiras próprias para a faixa etária das crianças. Segundo Neli, os quadros para as salas de aula estão sendo licitados e logo devem ser instalados. A escola planeja adquirir mais material didático, brinquedos e livros para atender as novas turmas.
“Essas novas aulas são um sonho que há tempo a gente tinha. Agora os alunos que ingressam na creche ficam até completarem o pré II, em seguida vão para o CEMEIF, onde ingressam no primeiro ano do ensino fundamental. Antes elas ficavam com a gente até o maternal II, depois seguiam para a escola da Xavantes”, explica a diretora.
Um dos pontos positivos, de acordo com a direção, é que foi possível separar os alunos por idade. “Antes a gente acabava limitando as brincadeiras e atividades das turmas maiores, justamente pela questão do barulho, para não acordar os menores, que tem momentos de descanso. Com as alas separadas, os alunos têm mais liberdade.
 
Possibilidade de ampliação
O investimento na nova ala supera os R$ 500 mil. Segundo Neli, agora o objetivo é buscar recursos para construção de novas salas e uma brinquedoteca, vale lembrar que a escola possui um espaço para ampliação, em baixo da ala nova.
“Renovamos o projeto político-pedagógico (PPP), é o documento que rege nossa escola. Colocamos vários objetivos, como as novas salas, a brinquedoteca, a ampliação do atendimento em tempo integral, cobrir o campo que as crianças utilizam para fazer atividades físicas. São alguns de nossos sonhos. Buscamos cada vez mais atender as necessidades das famílias e acompanhar as novas demandas da educação, que está em constante mudança. Hoje a escola precisa ganhar dos meios de comunicação, do celular, por isso a importância de ter espaços diferenciados, pensados para a criança”, conclui a diretora. 


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90