Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
02/04/2024 às 14h05min - Atualizada em 02/04/2024 às 14h05min

Apae comemora Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Programação especial envolveu os alunos em atividades lúdicas na Rua Coberta. Momento contou com a presença das famílias e da comunidade em geral

A atividade reuniu alunos, professores e familiares na Rua Coberta. (Foto: Sofia Bertolin)
Na manhã de terça-feira, dia 2, a Apae Pequeno Guinter, do município de Palma Sola, realizou na Rua Coberta uma programação especial em prol do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Iniciamos o dia de maneira diferente, com uma atividade que envolveu alunos, pais e familiares”, informa a diretora da Apae, Joceli Cofferi. Conforme ela, ao longo do mês ocorrem diversos momentos e trabalhos alusivos ao autismo.
Na Rua Coberta, os alunos foram envolvidos em brincadeiras lúdicas que auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora e da socialização.
“Além de envolver as famílias, nosso intuito é mostrar para a comunidade que o autismo existe e que estamos dispostos a defender nossas crianças, jovens e adultos autistas e, mostrar para a sociedade que eles são capazes de fazer qualquer coisa com suas potencialidades e dificuldades”, completa Joceli.
Ela relata que hoje a maior dificuldade em relação ao autismo é o preconceito dentro das próprias famílias, que pode impedir a criança de receber o atendimento e a estimulação adequada. Essa falta de suporte pode fazer com que a criança tenha atrasos de desenvolvimento. “Hoje só podemos atender as crianças na estimulação, que é super importante para as crianças autistas, até os 5 anos e 11 meses. Então quando a criança começa na estimulação com 5 anos, por exemplo, acabamos perdendo um tempo precioso que pode fazer muita diferença no futuro dessa criança”.
Justamente para quebrar esses preconceitos e estigma a equipe da Apae promove ações envolvendo as famílias e comunidade em geral.
 
Café Apaexonante
A presidente da Apae, Laine Neugebauer convida a todos para a 14º edição do Café Apaexonante, que será realizado no dia 4 de maio.
Os ingressos estão sendo comercializados pelos profissionais e pela diretoria da Apae com valor de R$ 35 (adulto) e R$ 25 (crianças, até 4 anos não paga). Como de costume, o café colonial beneficente será servido em dois horários, às 18h e às 20h, no ginásio da escola.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90