Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
13/04/2024 às 11h15min - Atualizada em 13/04/2024 às 11h15min

Tratamento fitoterápico em Palma Sola

O projeto do horto comunitário localizado no Cerro Azul, distrito de Palma Sola, iniciou em 2019 e tem como objetivo resgatar o uso dos chás para tratamento de doenças

O Sicoob São Miguel agora é parceira do projeto, o objetivo dessa parceria é devolver ao município uma parcela das sobras da cooperativa. (Foto: Douglas Guerini)
Em 2019 a administração municipal de Palma Sola, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, iniciou o projeto do horto comunitário. Em cada comunidade foi escolhido uma família para dar suporte aos profissionais e fazer a distribuição das plantas medicinais. O horto fica localizado nas instalações do antigo PET (Programa de Educação Tutorial), no Cerro Azul, distrito do município de Palma Sola. O programa tem como objetivo conscientizar e resgatar a importância do uso dos chás.
A assistente social, Fabiane Pires Santolin, informa que conforme o programa foi crescendo, a Secretaria de Assistência Social juntamente com a Secretaria de Saúde, foram realizando mais palestras de conscientização e também uma capacitação com todos os profissionais de saúde: “Os nossos médicos hoje são capacitados para indicar e transcrever fitoterápicos”, afirma Fabiane.
Para cada mês de 2024, as unidades de saúde do município terão um tipo de planta para fazer a distribuição. As plantas são escolhidas de acordo com as campanhas de saúde e também conforme as estações. Fabiane esclarece que sempre quando um paciente fizer a combinação entre medicamento e uso de chás, deve informar seu médico.
A extensionista rural, Vanessa Ramos, relata que conscientizam as mães e ensinam no Clube de Mães receitas, chás, sal temperado, pomadas e xaropes. Ela conta que ensinam a maneira correta do uso das plantas com o objetivo de melhorar a saúde dos munícipes.
 
Horto
O horto foi construído em forma de um relógio a fim de deixar mais didático e interativo. Ele estava localizado próximo a horta comunitária, mas com o aumento da demanda eles decidiram mudar para um lugar mais espaçoso. Para evitar perdas por conta do clima, além do relógio no antigo PET, a administração tem um canteiro atrás do ginásio municipal.
Francisco Pies é o responsável por cuidar e coordenar o horto, mais quatro pessoas lhe auxiliam nas tarefas diárias, além das mães que participam do programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Essas plantas são disponibilizadas para as mães do programa SCFV e também são levadas até as unidades de saúde do município.
A prefeitura, através da Assistência Social, é a responsável por manter o local. O projeto envolve todas as secretarias do município. A Secretaria de Agricultura dá o suporte com esterco e adubo, Assistência Social cede o espaço e os profissionais, a Secretaria de Saúde faz a entrega das mudas e palestras de conscientização e a Secretaria de Obras dá o suporte com maquinários.
A secretária de saúde, Elizandra da Silva, destaca a importância de fazer a população voltar a utilizar os chás. Ela conta que enfrentam uma certa resistência da população em voltar a usar o chá como medicamento.
“Nós não vamos substituir os medicamentos prescritos, retirados em farmácia por um medicamento fitoterápico. O que fazemos hoje é conciliar o tratamento que o médico prescreve com o fitoterápico, pensando sempre no bem-estar do paciente”, afirma Fabiane.
 
Planos futuros
Francisco relata que no futuro eles pretendem estender os canteiros do relógio, para conseguir agregar mais mudas de plantas medicinais e também fazer a cobertura do relógio com sombrite.
No espaço há também um chiqueiro que há muito tempo está desativado: “Para poder utilizar esse espaço estamos transformando esse chiqueiro em um viveiro”, relata Francisco que as plantas do viveiro serão vendidas.
 
Parceria com o Sicoob
A cooperativa Sicoob São Miguel, agência de Palma Sola, agora é parceira do projeto do horto comunitário. O gerente da agência, Eloir Paulo Flach, relata que desejou ir até o distrito conhecer o projeto e entender quais são as necessidades: “Vindo até aqui consigo entender o projeto para em um futuro próximo, junto a cooperativa Sicoob trazer mais recursos e ampliar esse projeto tão bonito aqui em Palma Sola”.
Ele também relata sobre a política do Sicoob em devolver ao município uma parcela das sobras da cooperativa: “Com essa parceria conseguimos reinvestir parte das sobras no município e assim devolver também para os nossos associados palmassolenses”, finaliza Eloir.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90