07/05/2024 às 09h30min - Atualizada em 07/05/2024 às 09h30min
Conheça a ozonioterapia
A ozonioterapia é um procedimento terapêutico que consiste na aplicação da mistura dos gases oxigênio e ozônio para tratamento de dores. Tem função anti bactericida e cicatrizante, além de outros benefícios
A ozonioterapia é um tratamento que estimula e atende a necessidade de cada paciente de forma individual, não envolvendo a ingestão de medicamentos. (Foto: Sofia Bertolin) A ozonioterapia é um procedimento terapêutico que consiste na aplicação da mistura dos gases oxigênio e ozônio em pacientes. É um tratamento complementar, natural, que auxilia na redução da dor e inflamações nas articulações, melhora a imunidade, a oxigenação do sangue, expulsa os radicais livres do corpo, estimula células novas e rejuvenesce os tecidos através, é muito utilizado para fins odontológicos e estéticos. Quem dá mais detalhes sobre o procedimento é a fisioterapeuta anchietense, Monique Schena, que trabalha aplicando o procedimento.
“É um potente estimulante para o sistema imunológico e tem ação antibactericida. É muito eficaz para dores articulares como as artrites, artroses, dores osteomusculares, hérnias de disco, tensão muscular, entorse de tornozelo, tratamento de feridas, sinusite, enxaqueca, amigdalites, infecções e zumbido nos ouvidos”, completa a fisioterapeuta.
A ozonioterapia é administrada via auricular e injetável. Conforme Monique, na linha da ozonioterapia ainda existem cremes faciais e óleos para tratar feridas. “O óleo ozonizado tem ação única e potente sobre feridas, desinfetando o local, e promovendo produção de tecido novo. Ele pode ser utilizado com crianças, sem contraindicações”.
A fisio explica que, apesar dos benefícios do procedimento, ele é contraindicado para pacientes com trombose, pressão descompensada, diabetes descompensada e alterações no exame de sangue, como aumento do ferro, e deficiência da G6PD (glicose-6-fosfato desidrogenase). “Os efeitos colaterais dependem da via de administração, podendo ser a dor de cabeça, mas raramente isso acontece”, completa Monique.
A principal diferença entre optar pelo tratamento com a ozonioterapia é que ela é um tratamento natural, que estimula e atende a necessidade de cada paciente de forma individual, não envolvendo a ingestão de medicamentos.
“É uma técnica segura e eficaz, mas por ser uma terapia nova no Brasil, enfrenta alguns desafios. As pessoas têm pouco conhecimento e estão acostumadas com os demais tratamentos e terapias já vistos. Muitas pessoas já deixaram de acreditar que pode ser possível viver sem dor e com uma melhor qualidade de vida. Porém, assim como nos demais países que já fazem o uso da ozonioterapia há muitos anos, acredito que as pessoas vão tomar conhecimento e ver o quão ela é eficiente”, finaliza Monique.