Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
03/05/2024 às 16h30min - Atualizada em 03/05/2024 às 16h30min

A paixão pela costura gerou uma fonte de renda

Wiliam da Silva, um jovem de 21 anos que está sempre em busca de novos investimentos, encontrou na costura uma renda e hoje administra duas empresas de têxtil

Wiliam comprou a antiga D'Pietro e trouxe para a empresa uma nova visão de trabalho. Seu objetivo é deixar de produzir 35 mil peças mensais e passar a produzir 45 mil peças. (Foto: Sofia Bertolin)
Palma Sola conta com um novo empreendedor, um jovem de 21 anos que conta nunca ter se iludido com carros ou em investir seu dinheiro em coisas supérfluas, mas que desde cedo decidiu investir naquilo que gera dinheiro. Essa é a história de Wiliam da Silva, dono da fábrica de têxtil, Chacal Modas, antiga D'Pietro, situada na avenida Claudino Crestani.
Wiliam é natural de Salgado Filho e como muitos jovens ao se formar no ensino médio ingressou na faculdade, ele escolheu cursar administração: “Na época ainda estava na pandemia e eu não tive dinheiro para continuar”, relata Wiliam que cursou seis meses do curso e ao trancar a faculdade começou a trabalhar em uma fábrica de têxtil.
Com 18 anos começou a trabalhar nesta fábrica e foi quando adquiriu gosto pela costura: “Eu ganhava um salário base, que na época, se eu não me engano, era R$ 1.100 e todo esse dinheiro eu guardava e reinvestia”, depois de um ano trabalhando e guardando seu salário, Wiliam relata ter comprado uma lanchonete.
Após dois anos trabalhando nesta lanchonete, surgiu a oportunidade de abrir a sua própria estamparia e voltar a fazer aquilo que gostava. Além de encontrar na costura uma fonte de renda, também é um ramo que lhe traz admiração: “Eu escolhi o ramo de estamparia e facção porque a imagem do ser humano depende de como ele se veste”, Wiliam conta que decidiu começar neste ramo com novas ideias e outra visão de negócio.
Mesmo sem o apoio da sua família, começou empreendendo em Salgado Filho e depois de cinco meses comprou a D'Pietro em Palma Sola. Wiliam tem apenas 21 anos, mas já administra duas empresas e ao todo 25 funcionários.
 
Desenvolvimento de uma peça
Wiliam relata que o primeiro processo é desenvolver a peça. E para isso ele usa alguns programas, a exemplo do Photoshop, para desenvolver a modelagem. Depois ele imprime os moldes: “Caso a peça tenha alguma estampa, ela sai nesse molde com a estampa pronta”, ele relata que após a impressão é feito o corte da peça, para então ser costurado.
A empresa também trabalha com peças personalizadas, onde o cliente descreve como deseja e a equipe da Chacal Modas desenha. Com a aprovação do cliente a peça é colocada para em produção.
 
Qualificação dos funcionários
Ele conta que escolheu expandir para Palma Sola, por ser uma cidade em desenvolvimento. Ao contratar um funcionário sem experiencia a empresa fornece cursos, para que o funcionário aprenda e gere lucro. Wiliam relata que após um mês o funcionário já começa a dar uma produção mínima e em um prazo de três meses, o mesmo já produz a mesma quantidade de um funcionário qualificado.
“A gente ajuda eles a se especializarem na nossa área e eles nos ajudam a produzir, qualificando a mão de obra deles, eles continuam trabalhando com a gente”, relata Wiliam.
 
Chacal Modas
No final do mês de março Wiliam comprou a antiga D'Pietro e optou em manter os funcionários e contratar mais pessoas. Ele chegou trazendo uma visão nova, um trabalho com mais produção e mais cobranças.
Ele ainda relata respeitar a decisão das pessoas que saíram com a nova mudança: “Os funcionários com experiencia conseguiram se adaptar com o nosso modelo de trabalho”, conta o novo empresário de Palma Sola que no lugar dessas pessoas contratou novas e em torno de quatro semanas, a empresa Chacal Modas acrescentou mais seis pessoas na equipe.
Além de novos funcionários, Wiliam trouxe mais maquinários, pois tem o desejo de aumentar a produção de 30 mil peças mensais para 45 mil. Como consequência, a empresa também irá expandir a quantidade de funcionários, hoje a Chacal Modas de Palma Sola tem em torno de 12 funcionários.
Para gerar um crescimento ainda maior, a empresa contratou vendedores especializados e aos poucos tem inserido através da internet sua marca de roupas no mercado, que é vendido e entregue para todo o Brasil. Além disso algumas peças já podem ser encontradas em lojas físicas de Palma Sola, Brusque, Blumenau e Jaraguá do Sul.
A Chacal Modas conta com um administrador jovem que é apaixonado pela costura e está sempre em busca de novas expansões, sem medo de arriscar e fazer novos investimentos.
Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90