Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
11/05/2024 às 11h15min - Atualizada em 11/05/2024 às 11h15min

Três Hartmann: empreendedorismo e dedicação

Após anos trabalhando como funcionários os irmãos Darci, André e Adreano, incentivados pelo pai Eno empreenderam e abriram uma empresa de transportes. O negócio começou pequeno, com apenas um caminhão

Antônio Raaeh, Juliano Zimermann, Mauro Peppe, Jeferson Breda, André Hartmann, Adreano Hartmann, Darci Hartman, Eno Hartmann e Leonardo Hartmann. (Foto: Igor Vissotto)
A trajetória dos irmãos Hartmann em Palma Sola é marcada pelo empreendedorismo e por laços familiares. Tudo começou com seu Eno Hartmann, que chegou à cidade no final da década de 60, através de seu trabalho com a família Link e posteriormente, na Palmasola S/A, onde labutou até se aposentar. Eno construiu sua família no município de Palma Sola, o filho mais velho, Darci, nasceu em 1976, seguido por André em 1980 e Adreano em 1983.
Seu Eno, junto com os três filhos trabalharam por anos na parte de agricultura da Palmasola S/A. Em 2008, dois dos filhos [Darci e Adreano] foram convidados a trabalhar no Mato Grosso em 2008, permanecendo lá por três anos. “Há época o Nilson Crestani entregou as chaves da fazenda dele em Nova Ubiratã, pra gente e disse: ‘Cuidem do que é meu lá em cima que eu cuido do pai de vocês aqui em baixo’, somos muito gratos ao Nilson e a Palmasola S/A” afirma o filho mais velho, Darci Hartmann. Já o filho do meio, André, permaneceu em Palma Sola, pois era motorista de caminhão combustível, desde 2006.
Ao retornarem para Palma Sola, adquiriram seu primeiro caminhão e deram início ao empreendimento próprio. A ideia de empreender surgiu da vontade de buscar novos rumos e oportunidades de negócio, após anos de emprego como funcionários. Enxergaram nos caminhões uma maneira de ganhar autonomia financeira. Incentivados por figuras como Claudiomar Crestani, prefeito à época, e pelo pai, Eno, os irmãos Hartmann deram os primeiros passos rumo ao seu próprio negócio.
“Nós já cuidávamos das coisas dos outros, por que não cuidar das nossas? Desde que começamos, desistir nunca foi uma opção e estamos sempre reinvestindo”, acrescenta um dos irmãos.
O início não foi fácil, com a compra do primeiro caminhão sendo financiada por meio de uma vaquinha entre os irmãos. No entanto, o espírito empreendedor falou mais alto, e a frota da empresa cresceu ao longo dos anos, passando de um guincho que prestava serviço de disque-entulho para uma frota de sete caminhões. Hoje todos os veículos prestam serviços para a Cooperalfa, agregados há uma década.
O apoio da família foi crucial para o sucesso dos irmãos Hartmann, com seu pai, Eno, assumindo um papel ativo na empresa. Além dos próprios irmãos, diversos colaboradores se juntaram à equipe ao longo do tempo, tornando-se parte fundamental do empreendimento familiar.
Atualmente, os sete caminhões da frota sustentam dez famílias, proporcionando não apenas estabilidade financeira, mas também a possibilidade de passar mais tempo com a família. “Trabalhamos com a Alfa e a melhor parte disso é poder estar em casa todo final de semana”, informam os irmãos.
A história dos irmãos Hartmann é um exemplo de sucesso, alcançado por meio do trabalho e do espírito empreendedor.


 
Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90