23/05/2024 às 09h00min - Atualizada em 23/05/2024 às 09h00min
Encontro da IGR em Palma Sola
Pela primeira vez a IGR e Caminhos da Fronteira e o Colegiado do Turismo e Cultura da AMEOSC se reunirão para debater a cultura e o turismo da região
Um dos pontos turísticos visitados pela IGR, foi o Sítio Deitos Palma Sola (Foto: Divulgação) No dia 14 de maio, no município de Palma Sola, ocorreu o primeiro encontro da Instância de Governança Regional (IGR) do Caminhos da Fronteira e do Colegiado do Turismo e Cultura da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC). O encontro, liderado por Ricardo Scalco presidente da IGR, teve como objetivo alinhar questões institucionais entre o setor empresarial e o setor público.
“Essa foi a sexta reunião da equipe que está na administração da IGR, realizamos reuniões itinerantes, percorrendo o Extremo Oeste. Durante a tarde, conhecemos os pontos turísticos de Palma Sola”, explica Ricardo.
O encontro contou com a presença de empreendedores do setor turístico dos 19 municípios da AMEOSC e representantes do setor público. As crianças que participam da oficina de violão fizeram a abertura do evento, logo após, ocorreu a eleição da nova diretoria da IGR e a leitura do novo estatuto, ainda foi debatido sobre o setor de turismo. Na parte da cultura, foi focado no calendário de eventos da região.
Outro ponto importante foi a apresentação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e do Plano Anual de Aplicações de Recursos da PNAB (PAAR), que fazem parte da Política Pública Nacional do Ministério da Cultura.
A secretária de turismo e cultura de Anchieta, que também representa o Colegiado de Turismo e Cultura da AMEOSC, Juliana Draszewski ressaltou que os municípios têm até dia 31 para se cadastrar na PNAB, garantindo recursos para o setor da cultura. Ainda conforme ela, existe um projeto maior envolvendo setor de cultura e turismo da região, desenvolvido em conjunto com o SEBRAE o IFSC e demais instituições.