21/05/2024 às 17h20min - Atualizada em 21/05/2024 às 17h20min

Campo Erê conta com o maior número de casos de dengue na região

Os três municípios da região com maiores casos de dengue são Campo Erê com 520 casos confirmados e um óbito, Guarujá do Sul 434 e um óbito e São José do Cedro com 271 casos positivos

Palma Sola contabilizou 255 casos de dengue positivos, Campo Erê 520 casos e um óbito, Anchieta 78 casos, Guarujá do Sul 434 casos e um óbito e São José do Cedro 271 casos positivos. (Foto: Imagem ilustrativa)
Os dados contabilizados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) e divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), revelam que até o último dia de abril, dia 30, foram registrados 210.614 casos prováveis em 276 municípios do estado, representando um aumento de 139,82% comparando com o mesmo período do ano passado.
Além da dengue, Santa Catarina também registra um crescimento no número de casos de Chikungunya, com 377 casos prováveis e 21 confirmados laboratorialmente.
Com os números de casos da dengue aumentando, é necessário tomar os devidos cuidados que a Secretária de Saúde orienta, a exemplo do uso de repelentes, evitar acumular lixos e deixar a água parada.
Na nossa região, até o momento, dois municípios confirmaram óbito: Guarujá do Sul e Campo Erê. Anchieta é o município com menor número de casos de dengue da nossa região, com 78 casos positivos e Campo Erê é o município com maior número de casos, com 520 casos confirmados.
Porém se comparado ao número de habitantes, o município com maior índice de casos de dengue é Guarujá do Sul, com 434 casos e 4.829 habitantes [de acordo com o senso de 2022], sendo 8,99% da população.
 
Casos de dengue na região
Palma Sola
Até sexta-feira, dia 17, o município de Palma Sola contabilizou 255 casos de dengue positivos e sete pacientes internados. O município está aguardando o resultado de um paciente suspeito de dengue.
 
Campo Erê         

Até segunda-feira, dia 20, o município de Campo Erê contabilizou 520 casos confirmados e o primeiro óbito. De acordo com a enfermeira Samara Ronchi, o município ainda não conseguiu contabilizar os casos negativos e não há ninguém em observação.
 
Anchieta
Até segunda-feira, dia 20, o município de Anchieta contabilizou 78 casos positivos e 49 negativos. O município conta com um paciente internado e está aguardando o resultado de sete pacientes.
 
Guarujá do Sul
Até terça-feira, dia 21, o município de Guarujá do Sul contabilizou 434 casos positivos de dengue e 275 negativos. Está aguardando o resultado de 27 pacientes e já contabilizou um óbito.
 
São José do Cedro
Até segunda-feira, dia 20, o município de São José do Cedro contabilizou 271 casos positivos de dengue e 93 negativos. O município com cinco pacientes em estado de suspeita.
 
Eliminar os criadouros do mosquito da dengue
Para evitar a propagação e eliminar os criadouros do mosquito da dengue, Aedes aegypti, evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos. Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios. Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana. Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas. Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90