31/05/2024 às 14h00min - Atualizada em 31/05/2024 às 14h00min
Novos autodefensores são eleitos na APAE de Anchieta
Elaine Furtato, de Palma Sola, e Gilberto Adriano Ferreira, de Romelândia, foram eleitos o casal autodefensor e vão representar as nove APAEs da região pelos próximos três anos
Jéssica Rebelatto
Anchieta
O autodefensor tem a função de defender os interesses dos demais colegas da Apae. (Foto: Divulgação) No dia 22 de maio, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Anchieta sediou o encontro dos autodefensores. O autodefensor tem a função de defender os interesses dos demais colegas da Apae em que está inserido perante a diretoria e também é o porta voz de seus companheiros diante da sociedade
O encontro contou com a participação de alunos e professores das nove APAEs da região Extremo Oeste. A coordenadora regional, Marili Rodrigues, destacou a importância da autodefensoria, cujo objetivo é promover a autonomia das pessoas com deficiências, intelectual e múltipla, incentivando que se tornem autodefensoras.
“Esses processos ampliam suas possibilidades de agir, permitindo que influenciem positivamente suas famílias, comunidades e a sociedade em geral, tornando-se agentes políticos comprometidos como o bem comum”, relata Marili.
Durante o evento, houve a eleição do casal de auto defensores que representará as APAEs da Região Extremo Oeste pelos próximo três anos. O casal titular é representado por Elaine Furtado, da APAE de Palma Sola, e Gilberto Adriano Ferreira, da APAE de Romelândia. O casal de suplentes é composto por Marli Haas, da APAE de Guarujá do Sul e Marcelo Pires Telles, da APAE de São José do Cedro.
A eleição reafirma o compromisso das APAEs com a inclusão e o empoderamento das pessoas com deficiência, promovendo sua participação ativa na sociedade.