10/06/2024 às 14h00min - Atualizada em 10/06/2024 às 14h00min
Enchentes no RS atrasam entrega de medicamentos
Alguns medicamentos estão em falta na farmácia da unidade básica de saúde de Campo Erê, devido às enchentes do Rio Grande do Sul
Ruthe Kezia
Campo Erê
A Secretária de Saúde juntamente com a administração tem buscado o fornecimento com as empresas que se classificaram em segundo lugar na licitação. ASO/Ruthe Kezia A Secretaria de Saúde de Campo Erê, informa que alguns medicamentos estão em falta na unidade básica de saúde. Isso deve-se ao fato dos atrasos nas entregas dos fornecedores do Rio Grande do Sul, que foram afetados pelas recentes enchentes do estado, e pelo aumento na demanda desses medicamentos, gerando falta de matéria prima para a produção do mesmo.
Suzana relata que quando um paciente vai até a farmácia municipal e solicita algum medicamento em falta, eles verificam se o mesmo está disponível no Consórcio Intermunicipal da Saúde (CONIMS): “Caso esteja disponível no CONIMS, realizamos a encomenda. Na falta desses medicamentos, outra forma que utilizamos é encaminhar o paciente para alguma farmácia credenciada”.
Ela ainda acrescenta, que é autorizado na farmácia credenciada somente medicamentos pertencentes a Relação Municipal De Medicamentos Essenciais (REMUME) e quando são receitados pelo Sistema único de Saúde (SUS).
Ainda não há previsão de que as entregas desses medicamentos normalizem e para evitar que mais medicamentos venham faltar, a Secretaria juntamente com a administração tem buscado o fornecimento com as empresas que se classificaram em segundo lugar na licitação.