26/06/2024 às 16h00min - Atualizada em 26/06/2024 às 17h00min
Novo comandante no Corpo de Bombeiros do Cedro
Quarta-feira, dia 19, ocorreu a passagem de comando da guarnição do 1º Sargento BM Neodir Geovani Lohmann para o 3º Sargento BM Fabio André Sturm
Ruthe Kezia
São José do Cedro
O novo comandante Fabio André Sturm, de 40 anos, é natural de Barracão. Ele ingressou no corpo de bombeiros em 2006, influenciado pelo seu irmão mais velho. ASO/Jéssica Rebelatto Na noite de quarta-feira, dia 19, ocorreu no Corpo de Bombeiros, de São José do Cedro, a passagem de comando da guarnição do 1º Sargento BM Neodir Geovani Lohmann para o 3º Sargento BM Fabio André Sturm. O quartel atende, além do Cedro, os municípios de Guarujá do Sul e Princesa. O Sargento Neodir, saiu do comando do município para servir em Dionísio Cerqueira.
Durante a cerimônia, aconteceu também a promoção por tempo de serviço de 18 bombeiros comunitários, além da entrega do título de Cidadão Amigo do Bombeiro, ao servidor da Controladoria Interna da prefeitura, Rudimar César Winter.
O evento também foi marcado pela homenagem ao Sargento Carlos Ganzer, que se tornou reservista após mais de 20 anos de serviço na corporação. Ganzer agora entra para a reserva remunerada, equivalente à aposentadoria para as forças de segurança.
Conhecendo o novo comandante
O novo comandante Fabio André Sturm, de 40 anos, é natural de Barracão. Fabio foi influenciado pelo seu irmão mais velho e ingressou no corpo de bombeiros em 2006. Boa parte de seus 18 anos de serviço, trabalhou em São Miguel do Oeste e nos últimos dois anos, Fabio conta que trabalhou em São José do Cedro e em Dionísio Cerqueira.
O que motivou a ida do Sargento Sturm para o município do Cedro, foi a vontade de mudar: “No setor onde eu trabalhava em São Miguel já estava desmotivado, então preferi mudar”, relata o Sargento.
Desde os 22 anos, Fabio serve ao quartel e declara nunca ter tido vontade de desistir, mesmo passando por momentos difíceis no início da carreira. Ele conta ter recebido conselhos de pessoas com mais tempo na corporação: “Quando entrei, eles me orientaram a estudar nos cinco primeiros anos de carreira, porque depois eu iria me acomodar dentro da corporação”.
Fabio relata, que a área que escolheu atuar lhe ensinou a ter autocontrole e a se desenvolver quanto ser humano e hoje se sente feliz por ter recebido o comando do quartel de São José do Cedro, de alguém que ingressou junto com ele em 2006: “O Sargento Neodir é um grande amigo de longas datas. Sei o tamanho do desafio e encaro como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal”.
Segundo o 3º Sargento, a função interna do comandante é manter a harmonia e sempre motivar seus colegas de profissão. No futuro, Fabio pretende implantar uma sala de aula e uma área de treinamento no quartel: “Para isso depende da disponibilidade financeira, pois há outras coisas que não pode deixar faltar. Se estragar uma viatura, por exemplo, ela é a prioridade”, finaliza o novo comandante do Corpo de Bombeiros de São José do Cedro.