27/06/2024 às 10h00min - Atualizada em 27/06/2024 às 10h00min
Chuva causa destruições em estradas
A administração municipal enfrenta desafios climáticos e mobiliza esforços para reparar estradas danificadas, garantindo acesso e segurança para os moradores
Jéssica Rebeblatto
Palma Sola
Secretário municipal fala dos trabalhos de recuperação das estradas após os danos causados pelas chuvas. ASO/Sofia Bertolin Segundo o secretário de obras Selito Três, as chuvas dos dias 17 e 18 causaram graves danos às estradas do município de Palma Sola, exigindo um grande esforço de recuperação. De acordo com as autoridades locais, todas as vias foram afetadas gerando uma necessidade urgente de reparos.
“As máquinas foram organizadas para lidar com a situação. A escavadeira que estava parada há mais de um ano, foi reativada e colocada em condições de trabalho. Agora queremos fazer um trabalho de recuperação das estradas para que elas durem entre três a quatro anos”, afirma o secretário.
O volume de trabalho é considerável, com muitas demandas de nivelamento e cascalhamento para melhorar o acesso dos moradores. Segundo o secretário Selito, há muitas solicitações de manutenção e cascalhamento das estradas interioranas. “Diariamente estamos atendendo estas solicitações. Peço um pouco de paciência, mas em breve todos serão atendidos” finaliza o secretário de obras.
A recuperação completa das estradas levará tempo, pois existem muitos convênios e obras a serem iniciadas até o início do período eleitoral (15/08). “Dependemos de máquinas e serviços para várias frentes de trabalho, como a construção de calçadas e passeios. Um convênio para uma estrada específica envolve o uso de máquinas e rolos compactadores, mas há falta de caminhões, o que pode atrasar o serviço”, explicou Selito.
Para otimizar o uso de recursos licitados, é necessário acelerar o serviço das equipes. “É uma situação complicada, porém estamos buscando soluções e avançando conforme o possível. Temos que manter os caminhões em operação, apesar das dificuldades que isso causa”, destaca.
A primeira obra a ser iniciada, em convênio com o Estado, envolve o cascalhamento e alargamento das estradas que liga a Palma Sola Piscina Clube até a linha Santa Terezinha, abrangendo também o Cero Azul, Progresso, a Palma Sola pela Casan. A administração municipal espera que as horas de máquina licitadas sejam suficientes para concluir esses trechos.
A temporada de chuvas tem sido um desafio adicional. “O inverno trouxe muita chuva, e isso estragou os reparos já feitos na linha Perin. Estamos tendo que refazer cascalhamentos e tapar buracos novamente”, lamentou o secretário.
Apesar das dificuldades, a equipe está determinada a vencer os desafios. “Temos uma equipe fantástica de colaboradores e, com a ajuda do tempo, conseguiremos atender todas as demandas”, conclui.