28/06/2024 às 09h00min - Atualizada em 28/06/2024 às 09h00min
Cultura Maker em Palma Sola
As aulas ocorrem nas terças-feiras, nas dependências da Secretaria de Educação do município, o projeto tem como objetivo desenvolver as habilidades dos alunos
Ruthe Kezia
Palma Sola
Os alunos desenvolvem suas atividades com legos e materiais recicláveis. Com o projeto eles aprendem valores e desenvolvem habilidades que são essenciais para o futuro. (Foto: Divulgação) A Secretaria de Educação, do município de Palma Sola, deu início ao projeto Cultura Maker. O projeto desenvolve a autonomia dos alunos, a criatividade, habilidades cognitivas, competências emocionais, sociais e profissionais.
As aulas acontecem todas às terças-feiras, nas dependências da Secretaria, participam do projeto 100 alunos, do 4º e 5º ano. Conforme a secretária de educação, Rosa Vargas, as aulas na Secretaria são temporarias: “Assim que os móveis estiverem prontos, vamos transferir a sala Maker, para o contêiner no Parque Augusta Crestani”.
De acordo com a secretária, são investidos R$ 9,5 mil por mês, incluindo a vinda do professor disponibilizado pelo SESI (Serviço Social da Indústria) de São Miguel do Oeste, e dos materiais utilizados. As aulas são compostas por 25 alunos, com duração de 2h. No período matutino, a escolinha no contraturno inicia às 9h30 até às 11h30 e no período vespertino, inicia às 13h até às 18h.
“É possível ver a empolgação deles, às vezes eu fico olhando na porta da sala de aula e eles nem enxergam, de tão envolvidos que ficam”, descreve a secretária. Os alunos desenvolvem suas atividades com legos e materiais recicláveis.
“Neste projeto, eles aprendem valores e habilidades que são essenciais para o futuro social e profissional. A Cultura Maker é interessante, pois prepara os alunos para os desafios da vida adulta”, conclui a secretária de educação, Rosa Vargas.